Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

UPA de Coelho Neto será inaugurada dia 15 de Julho.

 Entenda como Funcionará ...



O Secretário Municipal de Saúde Dr. Adão Ramos comunicou na manhã desta quarta-feira (08) a data de inauguração da UPA Unidade de pronto Atendimento de Coelho Neto, localizada ano Bairro Olhod'ágiinha. A data foi definida pelo Prefeito Soliney Silva - PMDB e será inaugurada dia 15 de Julho (sexta-feira) um dia antes da abertura dos Festejos de Sant' Ana padroeira do município. Estivemos na UPA ( Blog do João Osório e Raphel Duarte e conversamos com a Coordenadora responsável Terezinha Torres.

A UPA de Coelho Neto foi construída num convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde . De acordo com o Secretário de Saúde Dr. Adão, a Unidade vai resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto, derrame dentre outra enfermidades.


ENTENDA COMO FUNCIONARÁ 
 
Terezinha Torres Diretora responsavél

A UPA de Coelho será de porte l, mas cabe ressaltar que a área física da unidade ficou com uma estrutura bem maior já que na época o Ministério ainda não havia padronizado o tamanho. A unidade também irá atender pacientes de Afonso Cunha, Duque Bacelar e Buriti e região.

Funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. 

Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Somos UPA Porte I: Tem no mínimo 7 leitos de observação. Capacidade de atender até 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes. Nós, enquanto UPA de Coelho Neto, teremos como referências as UBS para o casos não-urgente, o hospital municipal para os casos de internação que se prolongue após as 24 horas e Caxias para as situações de alta complexidade.

O fluxo de atendimento da UPA Coelho Neto será feito através da Classificação de Risco, referenciando Manchester, que obdecerá o seguinte:

1º Etapa

Acolhimento – o paciente é recebido pelo Técnico de Enfermagem, que faz aferição de PA – Pressão Arterial e verifica a temperatura.

2º Etapa

Cadastro – O atendente fará o cadastro completo do paciente com todas as informações pessoaism,  como cartão do SUS, RG, CPF, endereço, etc.

3º Etapa

Classificação de Risco – Feita pelo profissional Enfermeiro, que fará avaliação do paciente, conforme os Procedimentos Operacionais Padrões da Classificação de Risco e o encaminhará para o atendimento.

ATENDIMENTO

Sala Vermelha – Emergência – atendimento imediato pelo Médico.

Sala Amarela – Urgência – atendimento pelo Médico, tempo de espera de 30 a 60 minutos, dependendo do caso e do número de pessoas que estejam na frente.

Sala Verde – Pouco Urgente – atendimento pelo médico, tempo de espera  até 2 horas.

Sala Azul – Não Urgente – atendido pelo Serviços Social, atendimento até 3 horas, que vai automaticamente referenciar e encaminhar para as UBS.

Na UPA Coelho Neto, teremos por turno os seguintes profissionais:

2 Médicos ( Pediatra e Clinico Geral)
2 Enfermeiros
1 Assistente Social
6 Técnicos de Enfermagem por plantão
1 Técnico em Radiologia
1 Imobilizador Ortopédico

Ofereceremos os seguintes exames:
Exames de Raio X
Exames laboratoriais de urgência
Eletrocardiograma

Teremos ainda,
1 Diretor Geral
1 Diretor Clínico
1 Coordenador de Enfermagem
1 Farmacêutico
2 Coordenadores Administrativo

Teremos cobertura 24 horas de Ambulância, além da parceria com o SAMU. Vale resslatar que o Hospital Maternidade de Coelho Neto continuará funcionando, mas com atendimento de Internações e Obstetrícia, todos os atendimentos de urgencia e emergência serão na UPA.

Por:
Teresinha Torres
Diretora Geral da UPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário