Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

FAMÍLIA OSÓRIO (OZÓRIO)




A Família do Marechal 

A cunho de curiosodade, apresentamos abaixo a relação de alguns familiares do Marechal Osorio, acompanhada de uma representação da árvore genealógica dos pricipais parentes de Osorio.

Ana Joaquina Luisa Osório (1793-1863) – Mãe do General Osorio, quem deu o sobrenome ao filho. Esposa do Cel Manoel Luís da Silva Borges (1777 – 1838), teve com ele 5 filhos: Manoel Luis (o Marechal Osorio), José Luis, Rosa Jacinta, Clarinda Luisa e Thomaz Luis. Não há fotografia conhecida do marido de Ana Joaquina, mãe de Osorio.

Francisca Fagundes – Esposa do General Osorio. O primeiro filho dos dois morreu ainda criança. Os outros quatro, todos formados em Direito em Recife, estão representados na imagem: Manoela, Fernando Luis, Adolfho e Francisco.

Manoela Luis Osorio Mascarenhas - Filha de Osorio. Foi a mais contemplada no testamento do Marechal, ganhando 1/3 da herança.

Fernando Luis Osorio – Foi o filho que mais se destacou em âmbito nacional. Escreveu o primeiro volume da biografia de Osorio chamada “História do General Osorio”.

Fernando Luis Osorio Filho – O neto de Osorio que foi o grande historiador da família. Continuou a obra do pai, escrevendo o segundo volume da biografia do General Osorio junto com seu irmão Joaquim Luis Osorio. Seus principais livros de história militar são: “O Espírito das Armas Brasileiras” e “Sangue e Alma do Rio Grande”.

Joaquim Luis Osorio – Neto de Osorio, também filho de Fernando Luis, que foi co-autor do segundo volume da biografia do avô. Foi deputado estadual e federal.

Pedro Luis Osorio – Neto do Marechal, formou-se em Farmácia e Medicina, sendo médico, professor, desportista, escritor,homem público e fazendeiro.

Manoel Luis Osorio – neto de Osorio. Se formou em Engenharia civil, dirigindo por 14 anos a Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel. Em Pelotas, foi presidente da Sociedade Agrícola, Conselheiro Municipal e deputado estadual.

Mario Osorio Magalhães – trineto do General Osorio. É formado em História, sendo professor da Universidade Federal de Pelotas e colunista do Diário Popular de Pelotas.

Para melhor vizualização da imagem, recomendamos que clique sobre ela.
Fontes:

- Diversos sites de genealogia

- Livro General Osorio: "O maior herói e líder popular brasileiro

Pesquisa genealógica e montagem
por GERSON ASTOLFI

4 comentários:

  1. Origem dos Osório
    Caros parentes, não podemos esquecer que a família Osório também possui origem no reino das Astúrias na Espanha que fica ao lado do reino da Galícia e que um de seus troncos mais remotos foi Don Gutierre Osório, por volta do ano de 778 d.C., prosseguindo - se assim uma ramificação para Portugal (de onde veio um ramo para o Brasil) e Itália. A etimologia do nome tem origem Basca e quer dizer "matador de lobos". Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, meu caro João.
    Penso não ser descendente direto do Marechal Osório, já que assim dizia meu avô paterno, Theodoro Rodrigues Osório, natural de Bagé-RS.
    Todavia, tenho interesse em me aprofundar nessa questão, já que sempre todos me fazem essa indagação.
    Estive na Espanha e lá perguntavam sobre minha origem espanhola.
    Um abraço!

    Ícaro Carvalho de Bem Osório

    ResponderExcluir
  3. Tenho buscado as nossas origens, e cada vez mais me surpreendo com as descobertas.

    Jaime Ozório.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Minha Tataravó se chamava Maria Eufrásia Osório da Rosa. Pela tradição oral recente da família, havia um parentesco com o Marechal Osório. É possível se conseguir fazer esta ligação de parentesco?
    Att
    Jorge V da Silveira

    ResponderExcluir