Garantir que todas as gestantes da região atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tenham o direito de receber um atendimento adequado e seguro, desde o período do pré-natal até a hora do parto foi o assunto discutido na tarde desta quinta-feira (23) pelos secretários de saúde de cidades que compõe a micro região de Coelho Neto.
O tema principal da reunião foi, Elaboração do Plano de Regulação em Obstetrícia da Micro Região Coelho Neto, Buriti, Duque Bacelar e Afonso Cunha que está sendo discutidos em todas as micro regiões de saúde do estado.
“Este encontro é parte desta estratégia de elaboração de um Plano a ser trabalhado e de reconhecimento de que, para cada direito existe uma obrigação e de que, para o cumprimento das obrigações, discutimos juntos a melhoria no atendimento e assistência à essas gestantes em partos habitual de Coelho Neto e as que são encaminhadas, esse Plano é fundamental para estabelecermos parcerias estratégicas, definir corresponsabilidades, mobilizar, informar, monitorar e avaliar os partos com fator de risco menor e fator grave. E sabemos que estes aspectos são parte da essência da regulação de obstetrícia principalmente para Coelho Neto que é a principal responsável em receber essas gestantes de nossa região “Disse Dr. Adão
Os partos com fator de risco menor serão realizados em Coelho Neto micro- referência regulados com os municipios, e os de risco emergentes serão regulados para Caxias macro -referência.
A reunião contou com a presença de Dona Alzira Gestora da Regional de Caxias, representando a Secretaria do Estado, médicos e enfermeiros do Hospital Maternidade de Coelho Neto e a direção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário