Vídeo TV Sinal Verde Caxias
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram durante a tarde desta sexta-feira (3) para discutir e planejar a distribuição de 1.183.140 mil frascos de repelentes que serão distribuídos às gestantes beneficiárias do Programa Social Bolsa Família.
O objetivo da ação é proteger as grávidas contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como, por exemplo, a dengue, a chikunguya e a zika. A distribuição dos repelentes será realizada, em sete remessas pela SES, em parceria com a Sedes, às unidade regionais da Saúde dos 217 municípios do Maranhão.
Para a secretária adjunta de Renda e Cidadania (Sarc) da Sedes e coordenadora estadual do Bolsa Família, Ana Gabriela Borges, a parceria entre a SEDES e SES é fundamental para que o resultado da campanha de mobilização contra o mosquito da dengue chegue ao maior número de pessoas possíveis. Por essa razão, serão acrescentadas ao conteúdo de capacitação dos gestores do Bolsa Família, informações sobre a campanha e como será realizada a distribuição do repelente nos municípios.
“É importante que todos os setores se envolvam em causas como esta. E a Sedes fará a sua parte, divulgando a ‘Semana Nacional de Mobilização Nacional da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes Aegypti’, que acontecerá de 20 a 24 de março, nos municípios por onde a Caravana do Bolsa Escola está passando”, disse a Gabriela.
Ana informou, ainda, que a Caravana estará na próxima terça-feira (7) nos municípios de Chapadinha a Itapecuru Mirim para dar continuidade às capacitações e início à mobilização da Semana Nacional contra o mosquito da dengue.
Seguindo orientações do MDSA, a SES fará a entrega dos lotes de repelentes às unidades regionais de saúde e cada município ficará responsável pelo planejamento e execução da ação de distribuição dos frascos, sendo que, cada gestante beneficiária do Bolsa Família, terá direito a dois vidros do produto.
Segundo a coordenadora do Programa de Controle de Arboviroses da SES, Josineide Matos, a parceria com a Sedes fará grande diferença para a campanha. “A consolidação do trabalho intersetorial é muito importante, pois dará celeridade à mobilização. O fato da Sedes já ter uma rota definida para diversos municípios do Maranhão, garantirá a divulgação da Semana Nacional e das informações relativas à distribuição. Por essa razão, a SES seguirá o mesmo percurso da Sedes, para realizar a entrega dos lotes de repelentes aos municípios”, destacou Josineide.
De acordo com especificação do Ministério da Saúde, o produto a ser distribuído está acondicionado em frascos do tipo spray de 200 ml e oferecerá 10h de proteção após a aplicação. Ainda segundo o órgão, o repelente protege contra os mosquitos Aedes aegypti, Culex (pernilongo) e o Anopheles aquasalis que é o mosquito hospedeiro de transmissor da malária.
Com informações do Governo do Maranhão.
Com informações do Governo do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário