Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

SEMA realiza primeira capacitação para criação do CBH do Rio Preguiças


Exibindo 18527777_699426850258575_3939344058982429157_n.jpg 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, no dia 19 de maio, em Paulino Neves, a primeira capacitação com municípios para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças. Essa primeira etapa envolveu as cidades de Barreirinhas, Tutoia e Paulino Neves.

10 municípios estão dentro da Bacia: além dos já citados, Santana do Maranhão, Anapurus, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, Santo Amaro e Primeira Cruz. Participam da ocasião representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil.

 Exibindo 18581908_699426780258582_860980057493528569_n.jpg

“Tal iniciativa é de grande importância para a gestão das águas. E não só a SEMA, mas todos os que participam desse processo se comprometem a deixar um legado”, disse oSupervisor de Gestão Participativa da Superintendência de Recursos Hídricos, Daniel Silva da Luz.

De acordo com o Coordenador do Pré-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças, Israel Diniz, “essa não é uma tarefa fácil, principalmente por causa da nossa geografia. Grande foram os esforços pra chegarmos até aqui, com a criação do pré-comitê e teremos muito mais na luta pela criação do comitê”.

Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças; Construção do conceito de Comitê de Bacia Hidrográfica com os participantes; Comitê de Bacia Hidrográfica no Contexto da Política de Recursos Hídricos. 

Além disso, os representantes dos municípios presentes fizeram uma descrição da situação atual da Bacia do Rio Preguiças em cada localidade. “Foi um oportunidade olharmos a partir da visão deles, despertando em cada um o sentimento de pertencimento da bacia. E essa caracterização servirá como subsídio para a proposta que será elaborada Comissão do Pré-Comitê”, explicou o técnico da SEMA, Raimundo Nonato de Sousa.

A segunda fase da capacitação será Santana do Maranhão, Anapurus e Santa Quitéria; o terceiro bloco entra Urbano Santos e Belágua; já no terceiro bloco será a vez de Santo Amaro e Primeira Cruz. 

A Bacia representa 2% da área total do Estado e 135 km de extensão, uma área de 6.707,91 km, sendo formada por três rios: Preguiças (o principal e em sua maior extensão), Negro e Cangatã.

Ascom SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário