O chefe do departamento de Vigilância Sanitária de Coroatá, Hallison Wanderley, explicou ao Blog que os resíduos perfurocortantes constituem a principal fonte potencial de riscos, tanto de acidentes físicos como de doenças infecciosas.
São os objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar, tais como: lâminas de barbear, bisturis, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lâminas e outros assemelhados provenientes de serviços de saúde.
Visando prezar pela população coroataense esses resíduos estão sendo incinerados e assim evitar uma possível contaminação.
Procedimentos recomendados para o descarte são:
-Os resíduos perfurocortantes devem ser descartados em recipientes de paredes rígidas, com tampa e resistentes à autoclavação. Estes recipientes devem estar localizados tão próximo quanto possíveis da área de uso dos materiais.
-Os recipientes devem ser identificados com etiquetas autocolantes, contendo informações sobre o laboratório de origem, técnico responsável pelo descarte e data do descarte.
-Embalar os recipientes, após tratamento para descontaminação, em sacos adequados para descarte identificados como material perfurocortantes e descartar como lixo comum, caso não sejam incinerados.
-A agulha não deve ser retirada da seringa após o uso.
-No caso de seringa de vidro, levá-la juntamente com a agulha para efetuar o processo de descontaminação.
-Não quebrar, entortar ou recapear as agulhas.
-Incinerados.
A equipe era composta pelo chefe do departamento de materiais e patrimônio Daniel Lucas responsável pelo dispensação dos resíduos, Denílson Moderação, Raimundo Cabeça e Jorge agente Sanitário e o chefe da VISA ,Hallison Wanderley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário