HISTÓRICO POLÍTICO DA VEREADORA CRISTIANE BACELAR.
Cristiane Vasconcelos Bacelar, psicóloga, 41 anos, casada com o ex-senador Magno Bacelar, mãe de Layla (10) e Larissa (17), hoje vereadora de Coelho Neto.
CRISTIANE BACELAR |
Num curto período em que exerceu o cargo de secretária de assistência social ao lado do esposo prefeito Magno Bacelar, Cristiane avançou e implantou políticas públicas sociais mostrando aos usuários que não é favor que o gestor público faz, mas sim uma obrigação para com a sociedade.
Como Primeira Dama no período de 2004 a 2008, fez um trabalho marcante promovendo inclusão social através da valorização do artesanato. Chamou atenção para assistência psicológica aos mais carentes e com isso incentivou a gestão municipal a implantar urgentemente um CAPS em Coelho Neto depois que ela mesma, por seus esforços, trouxe a primeira psicóloga para atender gratuitamente num consultório improvisado em 2004.
Levantou a bandeira da juventude dando os primeiros passos com a Associação Jovens de Sucesso e depois incentivando discussões que culminaram na criação da Coordenadoria de Juventude e políticas de juventude. De forma inédita, trabalhou o reconhecimento e respeito pelos segmentos da sociedade como negros, ciganos e outros antes desprotegidos.
Ausentou-se da Secretaria para que nenhuma conotação de nepotismo fosse dada ao governo, já que nenhum parente o prefeito fora empregado. Ativamente continuou lutando, agora como Presidente e membro fundadora do Movimento de Mulheres de Coelho Neto (MMCN), grande foi o destaque dado as mulheres ao promover debates sobre a qualidade de vida incentivando-as a tornarem-se protagonistas na defesa dos seus e direitos. Em 2010, atendendo um clamor popular Cristiane Bacelar, se elege vereadora dando também sustentação a candidatura do petista Américo de Sousa, rumo a prefeitura fruto de uma união das oposições municipais.
Num pequeno espaço de tempo Cristiane Bacelar se tornou uma das maiores lideranças do Partido Solidariedade no segmento Mulher no Maranhão, ocupando espaço a nível nacional.
Como uma das pioneiras no projeto de mudança ao lado de Flávio Dino em Coelho Neto, Cristiane mostrou firmeza, visão e sobretudo maturidade política, amor pelo Maranhão e por sua gente.
A vereadora coelhonetense foi peça fundamental na campanha comunista no baixo Parnaíba. Convidada pelo Governador para assumir o cargo de Secretaria adjunto na Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos, aceitou por alguns meses, mas diante do chamamento popular retornou para vereança.
Membro fundadora da Associação dos Microempreendedores artesanais de Coelho Neto(AMAR/CN) e da Associação de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Coelho Neto/Vida Nova. Desenvolve vários projetos e atividades voltadas para juventude.
Como psicóloga, psicopedagoga e administradora, participou da luta dos psicólogos para que o Conselho Regional de Psicologia 22 fosse criado no Estado e deixasse de ser apenas uma seção vinculada ao Estado do Ceará. Logo em seguida conduziu a fundação do Sindicato dos Psicólogos do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário