O setor de Vigilância Sanitária de Coroatá - MA, esteve nesta quarta - feira (03/05), fiscalizando as condições para de armazenamento de alimentos, as temperaturas de conservação, informações sobre validade dos produtos, tudo de acordo com as leis regulamentadas pela legislação federal: Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
O armazenamento e o transporte do alimento preparado, da distribuição até a entrega ao consumo, deve ocorrer em condições de tempo e temperatura que não comprometam sua qualidade higiênico-sanitária.
A temperatura do alimento preparado deve ser monitorada durante essas etapas.
Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração o alimento deve ser mantido a temperaturas inferiores a 5ºC (cinco graus Celsius), ou congelado à temperatura igual ou inferior a -18ºC (dezoito graus Celsius negativos).
Caso o alimento preparado seja armazenado sob refrigeração ou congelamento deve-se apor no invólucro do mesmo, no mínimo, as seguintes informações: designação, data de preparo e prazo de validade. A temperatura de armazenamento deve ser regularmente monitorada e registrada.
Ressalta-se que a legislação sanitária da área de alimentos especifica que a responsabilidade de informar o prazo de validade no rótulo do produto alimentício é uma obrigatoriedade da empresa fabricante.
O chefe do departamento de Vigilância Sanitária falou ao Blog que "o campo de atuação da vigilância sanitária é abrangente amplo e inesgotável intervindo em todos os aspectos que possam dizer respeito a saúde dos cidadãos
A vigilância sanitária fiscaliza creches, escolas públicas e particulares.
Na área de manipulação de alimentos a vigilância sanitária inspeciona as normas técnicas, piso resistente, impermeável, antiderrapantes se o local é fácil de limpar e desinfetar, as paredes devem ser revestidas de material impermeável e lavável, o acondicionamento do alimentos e o prazo de validade.
De acordo boas práticas de segurança de alimentos orientamos sobre as boas práticas de higiene operacional em saúde e biossegurança.
Se os alimentos estão acondicionado de forma insalubre ou bom estado de qualidade de acordo com as boas práticas de segurança de alimentos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário