Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

A VIGILÂNCIA SANITARIA DE COROATÁ - MA , REALIZA FISCALIZAÇÃO EM CANTINAS E REFEITÓRIOS...


O setor de Vigilância Sanitária de Coroatá - MA, esteve nesta quarta - feira (03/05), fiscalizando as  condições para de  armazenamento de alimentos, as temperaturas de conservação, informações sobre validade dos produtos, tudo de acordo com as leis regulamentadas pela legislação federal: Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

O armazenamento e o transporte do alimento preparado, da distribuição até a entrega ao consumo, deve ocorrer em condições de tempo e temperatura que não comprometam sua qualidade higiênico-sanitária. 

A temperatura do alimento preparado deve ser monitorada durante essas etapas. 
Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração o alimento deve ser mantido a  temperaturas inferiores a 5ºC (cinco graus Celsius), ou congelado à temperatura igual ou inferior a -18ºC (dezoito graus Celsius negativos). 
Caso o alimento preparado seja armazenado sob refrigeração ou congelamento deve-se apor no invólucro do mesmo, no mínimo, as seguintes informações: designação, data de preparo e prazo de validade. A temperatura de armazenamento deve ser regularmente monitorada e registrada. 
Ressalta-se que a  legislação sanitária da área de alimentos especifica que a responsabilidade de informar o prazo de validade no rótulo do produto alimentício é uma obrigatoriedade da empresa fabricante.
                      

O chefe do departamento de Vigilância Sanitária falou ao Blog que "o campo de atuação da vigilância sanitária é abrangente amplo e inesgotável intervindo em todos os aspectos que possam dizer respeito a saúde dos cidadãos
                        
 A vigilância sanitária fiscaliza  creches, escolas públicas e particulares.  
                      
Na área de manipulação de alimentos a vigilância sanitária inspeciona as normas técnicas, piso resistente, impermeável, antiderrapantes se o local é fácil de limpar e desinfetar, as paredes devem ser revestidas de material impermeável e lavável, o acondicionamento do alimentos e o prazo de validade. 
                       
De acordo boas práticas de segurança de alimentos orientamos sobre as boas práticas de higiene operacional em saúde e biossegurança.  
                      
Se os alimentos estão acondicionado de forma insalubre ou bom estado de qualidade de acordo com as boas práticas de segurança de alimentos".                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário