Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL COMEÇA NESTA SEGUNDA FEIRA NO IFMA DE COELHO NETO, MA



Executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração e automação industriais (redes industriais) é função desse tecnólogo. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. Faz também sua manutenção. Atua em vários setores industriais, como petroquímico, de bebidas e de papel e celulose. Pode ainda desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais.

Mercado de Trabalho

Executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração e automação industriais (redes industriais) é função desse tecnólogo. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. Faz também sua manutenção. Atua em vários setores industriais, como petroquímico, de bebidas e de papel e celulose. Pode ainda desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais.A busca do setor industrial pela inovação dos processos produtivos e o crescimento da participação do setor comercial no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro prometem manter a tendência de crescimento do mercado para os próximos anos. "O setor de serviços tem crescido e absorvido muita mão de obra nesse segmento, principalmente na automação de sistemas de segurança", diz Manoel Edervaldo Souto Araújo, do IFCE, de Juazeiro do Norte (CE). A indústria metalúrgica domina a procura por profissionais, seguida pela de máquinas e equipamentos e pela automobilística. As melhores ofertas estão nas grandes empresas do Sudeste. As indústrias do setor petroquímico em Macaé, no litoral fluminense, e em Santos, no litoral paulista, também contratam esse tecnólogo. Há, ainda, boas perspectivas nos parques industriais da Região Sul. A Região Nordeste oferece vagas em grandes obras de empresas públicas e privadas, como as do porto de Suape.

Salário inicial: R$ 2.488,00 (fonte: prof. Manoel Araújo, do IFCE

Curso

É preciso gostar de Ciências Exatas, pois a base do curso combina matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática. O aluno tem, também, aulas de automação e controle e muita prática de laboratório, onde aprenderá a aumentar a produtividade de máquinas com o emprego de recursos variados (comunicação de dados, controle de processos, robótica e manufatura integrada por computador). Hátambém inglês técnico (para auxiliar o uso de manuais e pesquisas na internet) e técnicas de comunicação e expressão. Para obter o diploma, algumas escolas exigem estágio supervisionado e um trabalho de conclusão, geralmente submetido à avaliação de uma banca de professores. 

Duração média:
 três anos.

Outros nomes: Mecatr. ind.; Mecatr. 

O que você pode fazer

Automação Comercial

Desenvolver sistemas de segurança, de automação e de gerenciamento de dados voltados para o comércio e para bancos.

Automação Industrial

Planejar, supervisionar e instalar sistema de automação, como sensores, redes industriais e controles de temperatura e pressão. Operar softwares de automação

Mecatrônica Industrial

Projetar, instalar e operar equipamentos que mesclam mecânica e eletrônica.

Um comentário:

  1. Muito bom!

    Para complementar, recomendo este blog para mais informações sobre automação industrial:

    http://www.automacaoindustrial.info

    Abraços.

    ResponderExcluir