Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Igreja comunica perdão a Padre Cícero


Um dia importante para a história do padre Cícero Romão Batista e de alegria para seus fiéis. No dia da abertura da Porta Santa da Misericórdia, dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato, anunciou que a Igreja Católica se reconciliou com o padre. Dom Panico contou aos milhares de fiéis, na Sé do Cariri, que uma carta assinada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, expressava o desejo do papa Francisco em conceder o perdão ao “Padim”, pelas punições impostas entre 1892 e 1916.
No trecho da carta dirigida à Diocese de Crato e aos romeiros de Juazeiro do Norte, o cardeal explica que “a mensagem foi redigida por expressa vontade de Sua Santidade o papa Francisco. É inegável que o padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo”.
No Facebook, o governador do Ceará, Camilo Santana comemorou o perdão, lembrando que o papa reconheceu a importância de Padre Cícero para a evangelização. Segundo Camilo, a “reconciliação é o primeiro passo para a reabilitação de Padre Cícero na Igreja Católica, após as punições impostas há mais de um século. Felizes estamos o povo do Cariri, todos nós cearenses e os milhões de devotos de todo o Brasil”
Trecho da carta
A Diocese do Crato divulgou um resumo da carta enviada pelo Vaticano. O texto, na íntegra, será divulgado no próximo domingo, segundo o chanceler da diocese, Armando Lopes Rafael. Confira, abaixo.
Sobre a Reconciliação histórica da Igreja Católica com a memória do Padre Cícero Romão Batista
“Em longa correspondência enviada ao Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, afirmou que: “A presente mensagem foi redigida por expressa vontade de Sua Santidade, o papa Francisco, na esperança de que Vossa Excelência Reverendíssima não deixará de apresentar à sua diocese e aos romeiros do Padre Cícero a autentica interpretação da mesma, procurando por todos os meios apoiar e promover a unidade de todos na mais autentica comunhão eclesial e na dinâmica de uma evangelização que dê sempre e de maneira explicita o lugar central a Cristo, principio e meta da História”.
A mensagem lembra, inicialmente, as festas pelo centenário de criação da Diocese de Crato acrescentando “que (essas comemorações) põem em realce a figura do padre Cícero Romão Batista e a nova evangelização, procurando concretamente ressaltar os bons frutos que hoje podem ser vivenciados pelos inúmeros romeiros que, sem cessar, peregrinam a Juazeiro atraídos pela figura daquele sacerdote. Procedendo desta forma, pode-se perceber que a memória do padre Cícero Romão Batista mantém, no conjunto de boa parte do catolicismo deste país, e, dessa forma, valoriza-la desde um ponto de vista eminentemente pastoral e religioso, como um possível instrumento de evangelização popular”.
Padre Cicero3
Lembrando que Deus sempre se serve de pobres instrumentos para realizar suas maravilhas e que todos nós somos “vasos de argila” (2Co 4,7) em suas mãos, o texto afirma, sem dúvida alguma, que Padre Cícero, pelo seu intenso amor pelos mais pobres e por sua inquebrantável confiança em Deus, foi esse instrumento escolhido por Ele. O Padre respondeu a este chamado, movido por um desejo sincero de estender o Reino de Deus”.

O ESTADO DO CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário