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Cadeirante é erguido por motorista e passageiro para entrar em ônibus na Grande São Luís.


Jovem cadeirante Kaio, de 25 anos passa por constrangimento devido à má prestação de serviço de transporte público em São Luís - MA, É realmente frustrante quando os direitos fundamentais, como o de ir e vir, são prejudicados devido à falta de organização e interesse por parte da administração pública.


O caso ocorreu na linha Raposa/Cohama dentro do terminal de integração da Cohama, em São Luís, com um ônibus da empresa do Grupo Primor TCM, Viação Primor & Maranhense, com numeração 39-510.

A acessibilidade é um direito de todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, e é responsabilidade do poder público garantir que esse direito seja respeitado. Infelizmente, é comum que pessoas com dificuldades de mobilidade enfrentem obstáculos diários em sua locomoção devido à falta de estrutura adequada nos transportes e na infraestrutura urbana.

É fundamental que haja uma fiscalização rigorosa por parte das autoridades competentes, a fim de garantir que as empresas de transporte público cumpram as normas de acessibilidade e ofereçam condições adequadas para pessoas como Kaio . Além disso, é importante que a população em geral também se conscientize sobre a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para todos.

O jovem Kaio nos relatou o seguinte: "Me chamo kaio, tenho 25 anos, sou portador de deficiência fisica crônica.
Ocorre que na data do dia 11 fevereiro uma situação corriqueira acabou me trazendo constrangimento, por vivenciar a má prestação de serviço de transporte público em nosso município.

Não apenas uma vez, mais de forma corriqueira preciso de auxílio para poder me locomover, tenho o meu direito de ir e vir, Constitucionalmente garantido subtraído por falta de organização e interesse da administração pública no que diz respeito a cobrança e melhorias, e a fiscalização do bom serviço público, a fim de que seja eficiente, e justo a toda a população, incluindo as pessoas como eu, pessoas com dificuldades de mobilidade".

A demonstração de empatia e cooperação por parte do motorista e do passageiro é louvável, pois mostra a importância de construirmos uma sociedade inclusiva, na qual todos tenham igualdade de oportunidades e acesso aos serviços e espaços públicos.

Mas ressaltamos que além disso, é importante que as empresas de transporte público também cumpram seu papel na adequação dos veículos e na promoção de treinamentos para seus funcionários, a fim de garantir a plena acessibilidade a todos os usuários.



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