Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Com hospitais, ambulâncias e consultas em casa, Governo do Estado amplia atendimentos nos municípios

HOSPITAL_1_(Medium)
Em Fortuna, governador Flávio Dino entrega reforma do C. E. Estado do Rio de Janeiro, fardamento escolar, 
kits esportivos e ambulância. (Foto: Carlos Pereira)
Com a entrega de um novo lote de ambulâncias nesta segunda-feira (18), o Governo do Maranhão amplia o apoio que vem dando aos municípios na Saúde desde 2015. Estes três anos foram marcados pela forte crise econômica nacional, o que prejudicou a capacidade das prefeituras de bancar serviços na área. Por isso a ajuda da gestão estadual foi fundamental para manter e ampliar atendimentos.
A crise também impactou fortemente as contas do Estado, que deixou de receber quase R$ 1,5 bilhão em transferências federais garantidas pela Constituição. A saída encontrada pelo governador Flávio Dino foi cortar despesas desnecessárias e garantir as prioridades. O resultado é o maior ciclo de investimento público no Maranhão nas últimas décadas, mesmo com a crise nacional.
Isso criou uma espécie de proteção para os municípios na Saúde. O Governo do Maranhão, por exemplo, promoveu a maior política de entrega de ambulâncias da história do Estado, para recompor uma frota, em grande parte, sucateada.
Sem contar a entrega desta segunda-feira, já são 112 novos veículos desse tipo entregues para as prefeituras e hospitais, ajudando a transportar os pacientes com segurança não somente dentro das cidades, mas entre regiões. Muitas vezes é preciso remover os pacientes para hospitais em outros municípios.
É aí que entra outro fundamental apoio do Governo do Estado às cidades: a construção de hospitais macrorregionais capazes de fazer atendimentos numerosos, difíceis e complexos. Essas unidades foram pensadas para se espalhar pelo interior, criando grandes polos de atendimentos em todas as regiões.
Estratégia
HOSPITAL_2_(Medium)

Com atendimento especializado, Hospital Macrorregional de Imperatriz beneficia população da Região 
Tocantina. (Foto: Francisco Campos)

Desde 2015, já foram concluídos seis destes grandes hospitais: o Regional de Balsas; o Tomás Martins, em Santa Inês; o Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; o Dra. Laura Vasconcelos, em Bacabal; o Drª Ruth Noleto, em Imperatriz; e o Dr. Jackson Lago, em Pinheiro.
Todos eles foram construídos e são bancados pelo Estado, ajudando a desafogar o atendimento feito pelas prefeituras. Além disso, os moradores dessas regiões não precisam mais viajar para a capital a fim de conseguir atendimento especializado.
“Nossa estratégia foi fazer hospitais regionais e com eles estamos construindo uma rede de saúde com hospitais grandes de 50 a 100 leitos, que realmente vão resolver os problemas da população, pois todos são hospitais que disponibilizam inúmeras especialidades”, afirma Carlos Lula.
Além desses grandes hospitais, o Governo do Estado também tem aberto diversas unidades de saúde. É o caso da Unidade de Oncologia Pediátrica em Imperatriz e o Centro de Especialidades Médicas de Barra do Corda.
Consultas em casa
HOSPITAL_3_(Medium)_1 Crianças e adultos são atendidos pelos profissionais da Fesma. (Foto: Jeferson Stader)
Mas não são apenas os pacientes que devem ir até os médicos. Os médicos também devem ir até os pacientes. Foi a partir dessa premissa que foi criada a Força Estadual de Saúde do Maranhão, a Fesma.
São 120 profissionais da Saúde que moram e atendem nas 30 cidades menos desenvolvidas do Estado. A ação faz parte do Plano Mais IDH, que tem elevado a qualidade de vida nesses municípios. Já foram feitos mais de 700 mil atendimentos pelas equipes.
A Fesma percorre diariamente povoados isolados e distantes dos grandes centros, vencendo trajetos difíceis e demorados. Mas vale a pena: pela primeira vez, moradores de áreas esquecidas havia décadas pelo poder público estão recebendo a visita de médicos e outros profissionais da Saúde em casa.
“A gente percebe no olhar, numa visita, a real necessidade daquela pessoa. O trabalho fundamental da gente é da prevenção da doença, um olhar mais humanizado, com mais carinho, com mais cuidado”, afirma o enfermeiro Elton Filipe de Oliveira.
Esse atendimento é fundamental para ajudar as prefeituras. Muitas vezes, as gestões municipais não contam com recursos para chegar até esses povoados de modo adequado. Sem a presença do Governo do Estado, grande parte dos moradores estaria até agora sem atendimento médico.
Mais qualidade
O Governo do Maranhão também vem capacitando profissionais de saúde em todo o Estado para melhorar o atendimento. Já são milhares de profissionais que passaram por cursos, especializações e outras qualificações desde 2015.
 Via:Sinal Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário