Na manhã desta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde, de Coelho Neto - MA, realizou uma reunião sobre os indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. A reunião foi ministrada pela Coordenadora da Atenção Básica Flávia Queiroz, e o Coordenador da Central de Processamento de Dados (CPD), Claudilson, e aconteceu na Câmara de vereadores, que contou com a participação das equipes de Estratégia de Saúde da Família ( ESF) do São Judas Tadeu, Bonfim, Santa Maria e Monte Alegre.
A reunião contou com a participação de profissionais de saúde da ESF, os enfermeiros(as) Rita Barros (Coordenadora do São Judas), Walber, Maria das Neves e Natassia; o médico Dr. Rodrigo as técnicas de enfermagem Tânia Jati , Almerinda, Luiza e Elza; digitadores e os Agentes de Saúde que compõem as respectivas equipes.
Claudilson, falou sobre como realizar os registros das atividades da ESF corretamente, e esclareceu algumas dúvidas.
Foi realizada ainda, a apresentação dos indicadores de saúde do Previne Brasil referente ao mês de Novembro pelos enfermeiros.
Flávia Queiroz explicou que “Estratégias estão sendo traçadas para para que as equipes posam alcançar os indicadores de saúde para o município conquistar as metas do Previne Brasil”,
Flávia ainda ressaltou que essas ações estratégicas, estarão sempre visando a melhoria da saúde em nosso município.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário