VIA : BLOG DO ELIAS LACERDA
O prédio onde onde funcionou o Cinpra Cocais, no bairro Parque Piauí em Timon, está fechado, como mostra a foto acima.
Os prefeitos de Timon, Luciano Leitoa, de Matões, Sueli Pereira, de Coelho Neto, Soliney Silva, e mais 8 gestores de prefeituras associadas ao Cinpra Cocais- o Consórcio Municipal de Produção e Abastecimento- podem sofrer uma Ação de Improbidade Administrativa movida pelo promotor de Timon, Sérgio Ricardo Martins (foto ao lado).O promotor está fazendo um levantamento da situação jurídica do Consórcio Cinpra Cocais, que foi instalado em Timon na última gestão do ex-prefeito Chico Leitoa, mas que foi abandonado nos últimos anos pelas prefeituras associadas.
A possível Ação de Improbidade nasceu depois que o último secretário executivo do Cinpra Cocais, Kennedy Seba, ingressou com uma ação trabalhista contra o órgão para receber pagamento de salários atrasados. Ele também denunciou no Ministério Público a falta de repasse dos gestores ao órgão.
O promotor Sérgio Ricardo Martins está fazendo um levantamento da situação do órgão e, pelo que apurou até agora , descobriu-se que o Cinpra Cocais foi criado por Lei e, ao que tudo indica, possui dotação orçamentária baseada em repasse dos municípios associados onde estão na lista Timon, Matões, Parnarama, Lagoa do Mato, Coelho Neto, Duque Bacelar, São João do Sóter, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Peritoró e São Domingos do Maranhão.
Todos os gestores das prefeituras associadas ao consórcio foram notificados pela promotoria pedindo explicações sobre o motivo de não estarem sendo feitos os repasses ao órgão. Destes, apenas o prefeito de Buriti Bravo, Cid Costa e o de São Domingos do Maranhão responderam ao ofício.O primeiro disse que não sabia da existência do consórcio e prometeu sanar o débito que a prefeitura possui. Já o de São Domingos criticou a gestão do Consórcio que na opinião dele não funciona para beneficiar os municípios.
O promotor Sérgio Ricardo Martins ainda reúne informações sobre o consórcio, mas se ficar comprovado que os municípios associados tinham por lei a obrigação de repassarem os recursos e não o fizeram, os prefeitos em atraso com a Cinpra Cocais vão responder por uma Ação de Improbidade Administrativa
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário