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AÇÕES QUE MERECEM DESTAQUE, NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SARNEY




A escola Municipal José Sarney vem se destacando como escola modelo no Município de Coelho Neto - ma.
A escola no período de matrículas preocupadas com os pais de alunos distribuem senhas e assim acabou com aquelas filas de pais de alunos dormindo durante a madrugada nos portões da escola.


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                                           Alunos fazendo a prova da OBG
     

                                    
                                                         
E recentemente  a Escola poderá ter a maior nota da Olimpíada Brasileira de Geografia, a Escola teve a aluna, Joana Mirelly Vieira de Oliveira, que praticamente acertou todas as questões da prova que  foi realizada em 20/05/2015 onde a aluna de 50 questões acertou 49, a premiação será uma viagem de conhecimento e a classificação para a 1º Olimpíada internacional de Geografia que será realizada em Agosto em Moscou na Russia. A Escola está bem otimista quanto ao resultado oficial da competição a direção da escola está aguardando ansiosa o resultado oficial. que deverá sair em breve

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 A Escola municipal José Sarney através do seu departamento de ensino também conseguiu matricular e está preparando 6 alunos com o intuito capacitar os mesmo  para o Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval (CPACN) - 2015. Cabe ressaltar também o empenho da secretária Rosário Leal que pagou as inscrições dos alunos que era de R$25,00 cada , ela pagou para os alunos das escolas Sarney.. Benedito... Moacyr e Barreto.

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O portal Plenarinho (www.plenarinho.leg.br) é um canal de educomunicação da Câmara dos Deputados, voltado para o universo infantil: crianças de 7 a 14 anos, pais e professores. Traz informações, jogos e atividades sobre cidadania, direitos sociais e política, com ênfase no Poder Legislativo, objetivando estimular o pensamento crítico e o protagonismo de crianças e adolescentes . Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, ecologia, educação e lazer.
No Brasil, o Plenarinho foi pioneiro na construção de conteúdo explicitamente político, voltado para crianças, e o primeiro na internet. A partir disso, é considerado referência para outros sites institucionais que têm a mesma finalidade.
Pois bem a escola Municipal Jose Sarney teve dois projetos enviados e aprovados pela comissão organizadora do Plenarinho 2015
O primeiro projeto é da aluna Antônia Kledyna Vieira da Silveira que trata-se de um projeto sobre:
"Nome do projeto de lei
"PSICÓLOGOS NAS ESCOLAS

EMENTA
O que está precisando melhorar no Brasil?
A participação do cidadão e o exercício de sua cidadania em todas as áreas e, mais especificamente através do voto, todos estamos ligados a um processo mais amplo de extensão da cidadania social à cidadania educacional e política. A cultura democrática constitui-se com a prática democrática. Os princípios e as regras dessa prática, embora ligados à natureza universal dos valores democráticos, têm uma especificidade intrínseca à natureza do país e ao projetos e leis propostos e aprovados por seus deputados, senadores e sanção pelo presidente do país. Portanto, queremos um país em que as pessoas, como sujeitos de seu crescimento humano busquem sua identidade individual, social e global, situando-se criticamente no momento histórico, em que lhes compete viver e conviver; se apropriem de instrumentos de participação, que lhes oportunizem analisar criticamente a realidade e usufruir dos avanços científicos, tecnológicos, humanos , espirituais e os estritamente acadêmicos do mundo atual; assumam um compromisso de participação ética na sociedade, como agentes ativos na construção de um mundo, em que todos possam estar dignamente incluídos.
Esse problema é referente a qual área?
Educação

TEMA
Esse problema pode ser resolvido por alguma regra que ainda não existe? Como seria essa regra? Lembre-se de que ela terá de valer para todo o Brasil.
NÃO. REGRA: "Dispõe de Atendimento Psicológico aos alunos em situação de risco, violência escolar e vulnerabilidade social"

OBJETIVOS
Quais os objetivos da regra?
Propiciar atendimento Psicológico aos alunos em situação de risco, violência escolar e vulnerabilidade social. Os pais há alguns anos deixavam seus filhos fora da Escola porque o estudo não lhes fazia falta e por consequência disto acreditavam que também não faria falta para seus filhos. Hoje percebem que a escolaridade que os pais ou eles não priorizavam, está fazendo falta, mas ainda não aprenderam a lidar com a educação de seus filhos. A violência e a indisciplina são os maiores desafios enfrentados pela escola no mundo moderno. Observa-se que a maioria dos casos de indisciplina na escola é porque os jovens não aprenderam a ter limites em suas atitudes. Eles não aprenderam a respeitar os pais e consequentemente toda a família. Muitos pais perderam o controle sobre seus filhos. Se no convívio familiar aprenderem a respeitar os outros, não terão nenhuma dificuldade em respeitar os limites impostos pela escola para garantir também os direitos de outros alunos.

PÚBLICO ALVO
Quem a regra vai afetar?
A regra irá beneficiar todos os alunos que necessitarem de atendimento e acompanhamento Psicológico, que se encontrem em situação de risco, violência escolar e vulnerabilidade social.
Quem vai precisar cumprir essa regra?
Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Educação através do Poder Público Estadual e Municipal.

FIZCALIZAÇÃO E APLICAÇÃO
Quem será responsável por fiscalizar e por fazer cumprir essa regra?
Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Educação através do Poder Público Estadual e Municipal e Escolas atendidas pelo projeto de Lei.

INCENTIVOS/PUNIÇÕES
O que pode ser feito para que a regra seja cumprida?
Torná-la Lei Federal, assim Estados e Municípios terão a obrigatoriedade de cumprimento da referida Lei.

RECURSOS
Essa regra envolve recursos (financeiros, humanos, naturais, materiais)? Como esses recursos poderão ser obtidos?
Através de Recursos Financeiros, Profissionais Habilitados. Através da União com repasse direto para as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, para que estas providenciem a seleção e contratação em caráter de urgência dos referidos profissionais.

CONTINGÊNCIAS
Essa regra tem pontos negativos? O que pode ser feito para minimizá-los ou eliminá-los?
Relativamente e inicialmente sim, pois poderá em alguns alunos, causar constrangimento em decorrência deste, está passando por atendimento psicológico, tendo em vista o ambiente escolar, que por ser um projeto inovador ainda não difundido nas escolas. O que poderá ser feito para minimizar, são divulgações efetivas, mostrando os benefícios, avanços e qualidade de vida, proporcionado pelo atendimento e acompanhamento destes profissionais, devolvendo a auto-estima dos alunos ora nesta situação.

JUSTIFICATIVA
Por que você acha importante criar essa regra?
A perspectiva deste Projeto de Lei é provocar mudanças básicas em nossa escola onde, a inclusão, a participação, o respeito mútuo, a amizade, ética, a afetividade, se tornará o aspecto fundamental em todo o processo de ensino-aprendizagem, com avaliação constante para atingir as metas propostas. Não aceitado mecanicamente a ideia de que a escola é simplesmente o local de reprodução da ideologia dominante e que os seres humanos são sujeitos determinados e programados. Entendemos que os seres humanos são seres criativos e ativos construtores de cultura e história, por isso propomos a intervenção psicossocial nos destinos escolares com profissionais e educadores responsáveis por construir uma nova história. É preciso ser analisado, discutido e aperfeiçoado anualmente ou sempre que necessário. O que se pensa e se quer é construir e manter uma escola de qualidade, (um centro de informações e oficinas de aprendizagem) inserida nos novos tempos, e que aponte para a reflexão constante do conceito de educação, que esteja sempre conectada com a sociedade, consciente de seus desafios, formadora de alunos capazes de aprender e conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e de igualdade perante a sociedade. As normas de convivência estão pautadas no convívio entre a comunidade escolar e o respeito da realidade individual, a diversidade de ideias de cada um. A escola valorizando o respeito, a responsabilidade e a solidariedade. Quando for necessário se fazer alguma advertência ao aluno ou a algum profissional da educação procura-se, através do diálogo, conscientizá-los da importância de aceitar críticas para o crescimento pessoal e desta forma ter condições de desenvolver um bom relacionamento com o outro, no convívio social. As novas concepções que cercam o sistema educacional, remete-nos para dimensionar e olhar a ação dos governantes numa visão otimista e otimizadora. Não se pode mais conceber uma Educação que não busque a autonomia, o exercício da cidadania e a vivência de grandes projetos de responsabilidade individual e coletiva. O baixo nível de aprendizagem dos alunos, exige uma mudança profunda e radical na prática docente e no ambiente escolar saudável, no sentido de oferecer uma forma adequada aos professores que, além de levá-los a descobrir novas maneiras de extremo cuidado com a aprendizagem, leve-os a valorizar, em particular, o desempenho desses alunos, instigando o esforço do aluno para aprender. Portanto, é indispensável acompanhar de perto todo aluno em risco, porque a apropriação do conhecimento deve propiciar o desenvolvimento de sujeitos que se transformem em cidadãos autônomos, participativos, responsáveis e comprometidos com o processo educativo de caráter individual e coletivo, colocando sempre a seu sucesso educacional como um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao seu projeto de vida e que imprima uma direção às ações dos educadores e dos educandos, e que é resultante de uma acompanhamento profissional e psicossocial.

O segundo  projeto é da aluna Joanna Mirelly Vieira de Oliveira  que trata-se de um projeto sobre:


"Nome do projeto de lei
"CART. DE IDENTIDADE-RG À TODOS OS ALUNOS

EMENTA
O que está precisando melhorar no Brasil?
Queremos que a sociedade, em cada contexto, com suas especificidades, esteja alicerçada nos direitos humanos individuais e coletivos, na superação de qualquer tipo de exclusão e/ou preconceitos, na valorização das diferenças, no exercício consciente da cidadania, na busca de caminhos pacíficos para a superação de conflitos e controvérsias nacionais e internacionais, e todos possam ter suas necessidades básicas devidamente atendidas, sentirem-se incluídos no uso dos benefícios propiciados pelos avanços científicos, tecnológicos, culturais e espirituais do mundo atual, onde o ser humano, enquanto parte integrante da natureza, possa ser o parâmetro de vida. Queremos uma sociedade mais justa, fraterna e democrática, com homens críticos, politizados, de ampla visão de mundo, capazes de superar os preconceitos sociais, uma sociedade em que todos usufruam dos direitos e pratiquem os deveres presentes na Constituição Brasileira, enfim, uma sociedade capaz de adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos, o bem-estar comunitário e um desenvolvimento humano, equitativo e sustentável.
Esse problema é referente a qual área?
Educação

TEMA
Esse problema pode ser resolvido por alguma regra que ainda não existe? Como seria essa regra? Lembre-se de que ela terá de valer para todo o Brasil.
SIM. Regra: "Dispõe do acesso e aquisição da Carteira de Identidade - RG Gratuita à todos os alunos Ensino Fundamental II

OBJETIVOS
Quais os objetivos da regra?
Garantir o acesso e aquisição a um direito comum de todos os cidadãos, que é o seu Registro Geral - Carteira de Identidade.

PÚBLICO ALVO
Quem a regra vai afetar?
A todos os alunos de Ensino Fundamental II em curso, em Escola Pública Municipal e Estadual
Quem vai precisar cumprir essa regra?
As Secretarias de Segurança Pública dos Estados

FIZCALIZAÇÃO E APLICAÇÃO
Quem será responsável por fiscalizar e por fazer cumprir essa regra?
As Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Escolas

INCENTIVOS/PUNIÇÕES
O que pode ser feito para que a regra seja cumprida?
Dar obrigatoriedade aos orgãos estaduais responsáveis pela emissão do documento em tempo hábil.

RECURSOS
Essa regra envolve recursos (financeiros, humanos, naturais, materiais)? Como esses recursos poderão ser obtidos?
Apenas recursos materiais. Os recursos já são previamente garantidos em Lei pelos Estados

CONTINGÊNCIAS
Essa regra tem pontos negativos? O que pode ser feito para minimizá-los ou eliminá-los?
Apenas um consenso para delimitação de prazos para a solicitação e emissão do documento em tempo hábil.

JUSTIFICATIVA
Por que você acha importante criar essa regra?
Para garantir o acesso e aquisição do Documento de Identificação do Aluno ( Carteira de Identidade - RG), tendo em vista, que em nosso município, o acesso ao referido documento é praticamente inviável, pois a demora para a aquisição chega a 6 meses, em muitos casos o documento é negado pela falta de materiais ou pela não confecção do documento, ocasionando assim diversos transtornos bem como: A não participação dos alunos em Olimpíadas Nacionais, Concursos, Viagens de Conhecimento, Projetos Interdisciplinares Interestaduais. Dessa forma, Estados e Municípios assumem internamente um compromisso com identificação civil de seus alunos, garantindo-lhes um direito já previsto em Lei, assim concordando com o fato de que a educação e cidadania são prioridades e que a diversidade e as limitações regionais não se configurem como barreiras para as propostas e ações inovadoras servindo de acesso para a prática educativa.


                           







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