Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

PROFESSORAS DA UEMA PARTICIPARAM DE SEMINÁRIO NA ITÁLIA



 
Marta Helena Facco Piovesan /
Raimunda Nonata Reis Lobão (Didi)

As Professoras da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão -  Raimunda Nonata Reis Lobão a Professora Didi  ( Campus Coelho Neto), Maria Célia e Marta Helena Facco Piovesan ( Campus Balsas),estiveram no período de 08 a 10 de Novembro participando do SIBE - V Seminário de Estudos sobre a Imigração Brasileira na Europa "Memória, Herança, Transformação", na Università degli Studi "Gabriele. d'Annunzio"Chieti (Ud´a) - Pescara na Itália.
 
Maria Célia
O objetivo da delegação maranhense foi a divulgação por parte da  UEMA, na área de Letras  e dos  campus do continente, para mostrar que há pesquisas e também a valorizar a língua e a cultura maranhense.

A Profa. Dra Maria Célia, do Campus de Balsas, coordena, o Atlas Toponímico do Estado do Maranhão.

A Profa.  Ms. Raimunda Nonata Reis Lobão, tem mestrado em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ , é professora do Campos de Coelho Neto, desenvolve pesquisa na área de Língua e Cultura e faz parte do Atlas Toponímico do Estado do Maranhão, sob a Coordenação da profa Maria Célia.  

Marta Helena Facco Piovesan doutoranda em Linguística Aplicada pela Unisinos faz pesquisa sobre narrativas, discurso e identidades, investigando as identidades dos balsenses no Sul do Maranhão.


O SIBE tem entre seus objetivos:
  • Favorecer a troca de experiência e a divulgação de conhecimento entre os pesquisadores que estudam os diversos aspectos da migração brasileira na Europa, no que diz respeito às questões linguísticas, sociais, culturais, econômicas e políticas, entre tantas outras relativas a essa experiência fora do Brasil.
  • Incentivar o desenvolvimento de parcerias acadêmicas internacionais voltadas para os estudos sobre a migração brasileira na Europa, como uma ação política de atenção a esse grupo específico de brasileiros e seus descendentes, ou seja, incentivar parcerias a fim de fomentar o interesse científico a respeito dos contextos cultural, de situação e contato dos brasileiros na diáspora em contexto europeu.
  • Produzir material de referência atual e inovador a respeito dos estudos das temáticas suscitadas nos estudos da migração brasileira na Europa, a partir das mais diferentes áreas de estudo e abordagens teóricas.
  • Contribuir para a propositura de políticas e ações políticas, tanto no âmbito brasileiro quanto europeu, voltadas para a melhoria do bem-estar desses brasileiros nas comunidades de que fazem parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário