Agentes de Saúde | A diretora da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, faz um importante alerta à categoria de todo o Brasil, sobre a adesão à formação técnica. Segundo ela, apenas 41% dos municípios brasileiros fizeram a adesão, ou seja, de cada 10 cidades, apenas 4 estão garantindo a formação técnica dos ACS/ACE.
A adesão do município é obrigatória?
A adesão do município é obrigatória não é obrigatória. Isso significa que o prefeito pode obter por não garantir que os seus ACS/ACE tenham acesso ao investimento milionário em sua formação.
Quais são as perdas, caso não ocorra adesão?
Se a categoria não faz a adesão, além de receber menos dos demais servidores, que já possuem a formação, há diversas outras implicações, inclusive, de ser enquadrado na faixa de piso mais baixa, das duas que estão sendo propostas no Congresso, além deixar favorecido no Plano de Cargos e Salários dos servidores.
Uma formação inédita no país
Em toda a história dos ACS/ACE, nunca houve uma mega formação como a atual. Para se ter ideia, até os dias de hoje, nenhum governo financiou a formação de toda a categoria. No máximo, os municípios realizaram a formação básica.
Atualmente espera-se que 380 mil agentes sejam contemplados com a formação.
O maior investimento da história dos ACS/ACE
O valor do investimento na formação técnica dos ACS/ACE é a maior da história, ou seja, R$ 300 milhões no programa e R$ 4,8 bilhões para o pagamento do salário dos agentes, conforme informações do Ministério da Saúde.
Detalhe: todo esse volume está sendo liberado sem houvesse uma só manifestação em Brasília, pressionando os deputados federais, senadores ou o Governo Federal.
30 PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre a Adesão dos municípios ao Programa Saúde com Agente e o Curso Técnico dos ACS/ACE, clique aqui e tenha acesso a mais detalhes!
Samuel Camêlo, CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário