No dia 04 de junho, último dia da adesão dos prefeitos ao Curso Técnico destinados aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, cerca de 363 municípios estavam se encaminhando para ficar de fora do Programa Saúde com Agente, um investimento de R$ 300 milhões realizado pelo Governo Federal, contudo, houve novas adesões, nos últimos momentos.
Estados e municípios terão até 60 dias para equipar as unidades de saúde com sinal de satélite, monitores e demais equipamentos necessários para as aulas.
“Estamos criando um curso de formação ímpar na história do Brasil e do mundo, planejado para ser executado em 35 semanas, que certificará com novas competências e habilidades 381 mil agentes de saúde espalhados por todo o Brasil. Esse contingente consegue chegar em cada comunidade, em cada município brasileiro”, afirmou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.
Infelizmente 289 municípios ficaram de forma da formação técnica. Não sabemos se haverá nova possibilidade de inclusões.
Os municípios brasileiros que aderiram ao programa Saúde com Agente irão capacitar agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que atuam diretamente com a população por meio dos serviços da Atenção Primária.
Além disso, deverão providenciar os kits de uso individual aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias com colete, mochila impermeável e boné de abas largas. Ainda é preciso garantir o acesso dos alunos a aparelhos como medidor de pressão arterial automático de braço, oxímetro e glicosímetro para a realização das atividades práticas.
O Saúde com Agente ainda prevê a formação de cadastro de preceptores, a seleção de tutores e a inscrição dos agentes nos cursos. Essas ações serão realizadas por meio de regulamentos próprios, que serão divulgados em breve.
Publicado no Conexão Notícia
Qtas horas vai ter esse curso??
ResponderExcluirFoi prorrogado o prazo de adesão.
ResponderExcluirO mundo aderiu o curso, e agora? Como será feita a seleção dos estudantes???
ResponderExcluir