Uma parceria entre Redes Cordiais e Agência Lupa oferecerá atividades de formação sobre desinformação e vacinas para agentes comunitários de saúde em todo o país. Este é um dos objetivos do projeto ‘Covid: eu informo’, que, entre outras ações, apresentará um curso online sobre vacina dividido em 10 episódios, que serão disponilizados toda terça e sexta, às 10h, lives com especialistas do tema e influenciadores de comunidades, além de encontros em forma de aula síncrona. O projeto contará com entidades parceiras como Conacs, sindicatos e pesquisadores do tema.
O treinamento será todo online e gratuito. Para ter acesso, basta preencher este formulário http://bit.ly/vacinaeuinformo. O público alvo, os agentes comunitários de saúde, estão presentes em 98% do território nacional e desempenham ações educativas diariamente nos territórios, em contato direto com os moradores, principalmente durante as visitas domiciliares. O objetivo desta capacitação é que os agentes possam identificar notícias falsas sobre vacinas e discutir os impactos da desinformação nas comunidades onde atuam construindo junto com a Lupa e o Redes Cordiais ações de mitigação deste problema, com foco no atendimento à comunidade local.
A iniciativa, que também conta uma ação com rádios comunitárias, foi contemplada em um fundo de financiamento de projetos de fact-checking e educação midiática do Google News Initiative.
Sobre o Redes Cordiais
O Redes Cordiais é uma organização de educação midiática desenhada para gerar e disseminar conhecimento sobre a qualificação do diálogo e o combate à desinformação. Entre as suas ações estão projetos com parceiros de diferentes esferas da sociedade que acreditem ser possível melhorar o diálogo e aumentar o grau de confiança nas redes sociais. Com conteúdo focado na escuta e no diálogo, o Redes Cordiais tem como uma das principais articulações a formação de influenciadores digitais capazes de identificar e disseminar informações acuradas.
Combinando respostas baseadas em fatos e empáticas, o Redes Cordiais promove a qualificação de diálogo nas redes, criando um ecossistema saudável que impacta diretamente na produção de conteúdo e na liberdade de informação.
Sobre a Lupa
A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking. Desde novembro de 2015, a equipe acompanha o noticiário diário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. O resultado desse trabalho é licenciado a outros veículos de comunicação e publicado no site e nas redes sociais da própria agência. Desde sua criação, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo. Divulgou seu trabalho em jornais, revistas, rádios, sites, canais de TV e redes sociais - tanto no Brasil quanto no exterior.
A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores que se reúne em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca seu código de conduta e princípios éticos. É, portanto, transparente com relação à metodologia de trabalho, às fontes de informação e ao seu financiamento. Também tem uma política de correção pública ativa e o apartidarismo como bandeira.
Viviane Tavares
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