Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Pare de perseguir os Agentes Comunitários de Saúde senhora prefeita Maura Jorge! falou o Vereador Henrique paraibano.

Pare de perseguir os Agentes Comunitários de Saúde senhora prefeita Maura Jorge! Exclamou o vereador Henrique paraibano na tribuna da câmara municipal de vereadores.


Ao ler a matéria publicada pelo Blog do gavião no dia 26 de maio, ontem sexta feira 28 de maio durante a seção da Câmara Municipal, o vereador Henrique Paraibano (DEM) apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Lago da Pedra na qual solicitando esclarecimentos da Prefeitura Municipal sobre a retirada do adicional de insalubridade que deveriam ser pagos aos agentes comunitários de saúde. Sendo que esse adicional já é reconhecido pela Lei Federal nº 13.342/16, sancionada pelo Presidente da República, Michel Temer, que assegura aos profissionais o pagamento do adicional de insalubridade, calculado sobre o salário base. Além disso o vereador também questionou mais uma gratificação retirada desses profissionais da saúde, cerca de 10% deixada pelo ex gestor.


Em seu discurso, o parlamentar enfatizou a importância do pagamento do adicional e a valorização dos profissionais da Saúde. “O que queremos é o reconhecimento deste direito aos profissionais que estão submetidos diariamente a situações insalubres. Por isso sugerimos a Prefeita que avalie através do trabalho o grau de contaminação em que estão expostos estes profissionais, para efetivação do pagamento do adicional ”, disse Henrique Paraibano.


Por fim, o vereador destacou que o trabalho do vereador, entre outras funções, é fiscalizar. Pois ele frisou que " O cidadão lagopedrense pode ter certeza que nesta casa de leis o nosso objetivo é lutar pelos seus direitos, assim como no caso destes trabalhadores. Lago da Pedra é nossa cidade querida, e vamos sempre lutar pelo que é certo."


Também o vereador Vandeilson dos três Lago se pronunciou a favo da classe dos Agentes Comunitários de Saúde o mesmo relatou que como não bastasse além de serem retiradas suas gratificações não estão recebendo as máscaras, EPIS e nem álcool em gel nas unidades básica de saúde na qual eles estão vinculados, e que a atual gestão deu apenas uma máscara de TNT e outra de tecido para irem trabalho, sendo que esses profissionais são os primeiros a terem contato com os infectados de COVID-19". O vereador também enfatizou que "isso é uma falta de vergonha por porte da prefeita".

Já vereador Tiago Sá (líder do governo) saiu em defesa da gestora a senhora prefeita Maura Jorge, o mesmo alegou que a administração vem fazendo de tudo para soluciona os problemas deixado pela ex gestão e que tá apenas com 5meses de administração, a justificativa do vereador pela tirada das gratificações foi apenas atacar a administração passada, o mesmo frisou que iria encaminhar o requerimento feito pelo vereador Henrique Paraibano, chegar até a secretaria de Saúde Almeralice Mendes e assim tentar buscar  solucionar  o problema junto a prefeita.

Os demais vereadores não se posicionaram à esse respeito, o Blog do gavião irá continuar acompanhando o desenrolar dessa história e a luta desses vereadores para garantir o direito dessa categoria que em meios as dificuldades vêm prestado um belo trabalho a nossa cidade de Lago da Pedra - Maranhão.

Fonte: Blog do Gavião

Pacientes suspeitos e infectados com a COVID-19 são transportados de maneira irregular

 


Circula nas redes sociais uma imagem em que um carro da Secretaria Municipal de Saúde de Nina Rodrigues - MA, é utilizado para transportar pacientes do Hospital Madalena Braga suspeitos e infectados com COVID-19 para o Macrorregional da cidade de Chapadinha - MA, para que os mesmos pudessem fazer exames de imagem.

Conforme podemos ver, o transporte é realizado de maneira irregular, além do veiculo não ser o adequado, os paciente são amontoados uns sobre os outros no interior do veiculo, o que está em  desacordo com os protocolos sanitários, essa imagem tem causado revolta entre os ninenses que tem encarado isso como falta de respeito aos pacientes e a população.

O blog do Jorge Neto, tentou entrar em contato com o secretário de saúde do município de Nina Rodrigues, porém teve resposta acerca dessa denúncia.

Fonte: Blog do Jorge Neto

Estradas vicinais cortadas no Maranhão, levam idosa doente a ser carregada dentro de rede



A situação de várias estradas vicinais no interior do Maranhão é caótica e deixa, povoados e milhares de pessoas isoladas na zona rural dos municípios. Na cidade de São Luís Gonzaga, na região do Médio Mearim, governada pelo médico Dr. Júnior, vive um verdadeiro caos na Infraestrutura, principalmente quando se fala em estradas vicinais da zona rural.

A redação do Blog Diário News, recebeu mais um vídeo, onde a cena de paciente sendo carregada numa rede se repete. Uma idosa que estaria doente no povoado Santa Maria. Uma Ex-vereadora do município enviou o transporte, porém não teve como passar devido às péssimas condições da estrada vicinal, sendo obrigado levarem a idosa numa rede até o carro.

Apesar de receber grandes emendas para construção e manutenção de estradas vicinais, o prefeito e sua equipe até agora não deram uma demonstração de serviço para a população da região.

O tempo e as condições de vida dos moradores, principalmente dos que residem na zona rural de São Luís Gonzaga acaba se tornando um verdadeiro caos.



Agentes de Saúde: Detalhes que você precisa saber sobre a PEC 14/2021

 

  PEC que visa acabar com o sofrimento dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias acaba de nascer.  —  Foto: Reprodução.



Agentes de Saúde |  Dr. Leonardo apresenta PEC para garantir aposentadoria especial aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

O ato de protocolo contou com a presença do deputado federal Odorico Monteiro (CE), que assim como Dr. Leonardo, também é médico e luta pela causa dos ACS e ACE, e por isso assinou como um dos co-autores da PEC. 

O Deputado Federal Dr. Leonardo (Solidariedade), protocolou na terça-feira (25) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021, que  Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), com aposentadoria especial e exclusiva.

A proposição parlamentar também fixa  responsabilidade ao gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS) pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais. A PEC deve beneficiar cerca de 300 mil profissionais em todo Brasil, sendo aproximadamente 10 mil em Mato Grosso. 

É um primeiro passo de uma grande conquista. É uma luta imensa desses profissionais para serem reconhecidos, valorizados. Nossa luta juntos não é de hoje. Vamos firmes, meus companheiros agentes comunitários de saúde e agentes de combate às Endemias, disse Dr. Leonardo.

O ato de protocolo contou com a presença do deputado federal Odorico Monteiro (CE), que assim como Dr. Leonardo, também é médico e luta pela causa dos ACS e ACE, e por isso assinou como um dos co-autores da PEC. 

A nossa PEC só tem uma intenção, que é garantir os direitos e as conquistas dessa categoria. Uma coisa fundamental é que essa PEC cria o Sistema de Proteção Social e Valorização dos ACS e ACe e lá na frente vamos trabalhar a desprecarização da categoria, afirmou Odorico.

Confira o vídeo desse evento:

Todo evento foi acompanhado também pelos  representantes do Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE (FNARAS), Ronaldo Moreira, Elan Alves e Paula Cristina.

JARDEL P. ARRUDA  ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 



COELHO NETO RECEBE NOVA REMESSA DE VACINAS CONTRA A COVID-19




A Secretaria de Saúde de Coelho Neto recebeu nesta sexta (28), uma nova remessa da vacina contra à COVID-19.
Ao todo foram 1.485 doses da ASTRAZENECA destinada a comorbidades na faixa etária de 18 à 59 anos com comprovação.
A vacinação acontece neste sábado (39), de 08h às 17h, nas unidades de saúde.

SECOM

Ministério da Saúde autoriza estados e municípios a vacinarem toda população acima de 18 anos



Com a organização recém-anunciada, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Além disso, a vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em paralelo à da população geral.

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27/5), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Conforme o Metrópoles mostrou na quinta-feira, a CIT relatou que alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários. Por isso, os gestores decidiram que essas cidades poderão vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade, mas devem garantir que a imunização de grupos de risco não seja afetada. A medida também deverá observar o estoque de vacinas disponíveis e previstos.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO”, informou a pasta.

Trabalhadores da educação

A orientação do Ministério é que a imunização dos trabalhadores da educação respeite a seguinte ordem:

Creches;
Pré-escolas;
Ensino Fundamental;
Ensino Médio;
Profissionalizantes;
Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Ensino Superior.

“A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19, com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garante a segurança alimentar das crianças”, informou a pasta.

Fonte: Blog do Luís Cardoso


Programa Saúde com Agente: gestores têm até 4 de junho para aderir

 


Publicado no Conexão Notícia 

Agentes de Saúde |  Objetivo do novo edital é fomentar a formação de ACS e ACE nos estados, DF e municípios e, assim, qualificar a Atenção Primária no Brasil.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), divulgou uma nova chamada pública para os estados, o Distrito Federal e os municípios aderirem ao Programa Saúde com Agente. Estão disponíveis dois cursos técnicos, um para a formação de agentes comunitários de saúde (ACS) e outro de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para agentes de combate às endemias (ACE).

O Programa Saúde com Agente visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilizem a formação profissional dos agentes de saúde durante o serviço. As atividades serão coordenadas pela SGTES/MS e executadas por meio de convênio firmado com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O incentivo federal de apoio às ações do programa será por meio de repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Os valores referentes a cada município, DF ou estado serão publicados em portaria específica, em 60 dias a partir da confirmação do número de entes federados aderentes e respectivos agentes matriculados e preceptores indicados. 

Como aderir

Estão aptos a aderir ao programa o Distrito Federal, os estados e os municípios que possuam, em seu quadro de profissionais, ACS, ACE, e/ou agentes que desempenhem essas atividades, mas com outras denominações. A adesão deve ser feita pelo e-Gestor AB por gestores locais ou secretarias de saúde. Os profissionais devem preencher o formulário disponível e consentir com o Termo de Adesão. 


Esse processo deve ser concluído em até 35 dias corridos a partir da publicação do edital, ou seja, até dia 4 de junho, conforme cronograma abaixo:


O edital tem validade de 24 meses. Para acessar o documento completo, clique aqui. E para conferir o passo a passo da adesão, acesse este link. Dúvidas sobre o programa devem ser direcionadas para o Disque Saúde, pelo telefone 136, ou por e-mail: saudecomagente@saude.gov.br.

O que é o programa

O Programa Saúde com Agente, instituído pela Portaria Nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, destina-se à formação técnica dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Esses profissionais trabalham diretamente com as populações e territórios, tendo suas atribuições introduzidas  pela Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, e por suas alterações posteriores.

Sendo assim, o incentivo à formação técnica dos ACS e ACE é de grande importância para a União, estados, Distrito Federal e municípios, por meio da transformação de práticas de saúde e da própria organização do trabalho, qualificando habilidades e competências.

Fiocruz

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

AO LADO DO PREFEITO BRUNO SILVA, VICE-GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO CUMPRE AGENDA EM COELHO NETO



O prefeito de Coelho Neto Bruno Silva recepcionou nesta quinta (27), a comitiva liderada pelo vice-governador Carlos Brandão.
A comitiva foi composta por diversas autoridades, dentre as quais o secretário das Cidades Márcio Jerry e os deputados estaduais Glalbert Cutrim e Rafael Leitoa, além de vereadores, prefeitos da região, e lideranças políticas.



A visita teve o objetivo de formalizar a entrega do Cheque Minha Casa, programa destinado a pessoas de baixa renda com o objetivo de apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de seus imóveis, beneficiando diretamente 400 famílias coelhonetenses com o valor de até R$ 5 mil para a execução das obras.

Conforme anúncio na solenidade, Bruno Silva que estava acompanhado da primeira dama Dra. Andressa Silva é o primeiro prefeito a garantir contrapartida ao programa, garantindo a mão de obra para quem foi beneficiado, mas que não tem condições de pagar. A cidade é a primeira a ser contemplada com o processo de interiorização do programa.



No seu discurso, o prefeito agradeceu a parceria com o Governo do Estado, destacou o alcance sociail do programa, destacou os avanços sociais do seu governo e garantiu muito mais trabalho em prol da cidade.



Em seguida, a comitiva esteve no polo do IEMA, que teve sua construção retomada e deve ser entregue em curto espaço de tempo.

SECOM

Homem morre após manter relação com jumenta em São Luís

O corpo de um homem, que não teve o nome divulgado, foi encontrado em um terreno baldio nas proximidades do ponto final da linha de ônibus no bairro Cidade Olímpica, em São Luís, na tarde de ontem (26).

Foto Reprodução

A suspeita é de que ele possa ter sido atingido por um coice dado por uma jumenta quando tentava manter relações sexuais com o animal. Mas há outra versão que diz que o homem teve um infarto fulminante, durante o ato.

Foto Reprodução

O corpo da ‘vítima’ que estava despido da cintura para baixo, foi removido pelo Instituto Médico Legal de São Luís.

A polícia deve encontrar dificuldades no início da investigações uma vez que a única testemunha é a jumenta.

Zoofilia é o nome usado para se referir a parafilia definida pela atração ou envolvimento sexual de humanos com animais de outras espécies.


Fonte: Blog do Luís Cardoso 


UBS - São Judas Tadeu realiza palestra sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos para hipertensos



Nesta quarta-feira (26), a UBS - São Judas Tadeu , juntamente com o Núcleo de Apoio e Assistência à Saúde da Família (Nasf), realizaram uma palestra educativa sobre alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para o grupo de hipertensos.


A palestra foi realizada pela nutricionista Conceição e pelo educador físico do Nasf, Carlos Cesar na palestra, a nutricionista abordou os alimentos que podem ser inseridos nas principais refeições, explicando os problemas que as pessoas portadoras de hipertensão arterial podem enfrentar com maus hábitos alimentares. “Este é um trabalho de orientação e de prevenção, pois estamos educando os grupos de hipertensos a terem uma vida mais saudável, se alimentando bem e praticando exercícios físicos”, Disse Conceição


O Nasf conta com uma equipe profissional que está atuando diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), melhorando a qualidade de vida da população coelhonetense.



Durante a palestra foi realizada uma atividade física com alongamento e ao termino foi oferecido um lanche saudável para os participantes.



Na UBS já contamos com atendimento médico na especialidade de clínico geral, dentre outros com o atendimento técnico de enfermagem, e com o apoio do Nasf e tantos outros profissionais da Secretaria de Saúde, estamos trabalhando para desempenhar um excelente trabalho”, disse a coordenadora da UBS, Rita Barros.

Verdadeiros heróis: Agente de saúde é sinônimo de cuidado e proximidade com a comunidade

  Profissionais como Joelma Vasconcelos lutam para informar e amparar a todos.  —  Foto: Reprodução.


Publicado no Conexão Notícia 

Devido à crise sanitária mundial, causada pela pandemia de Covid-19, profissionais da saúde têm trabalhado sem descanso para cuidar de todos e são vistos por muitos como verdadeiros heróis. Mas, no Rio de Janeiro, temos uma figura fundamental para a promoção de uma vida saudável que, às vezes, é esquecida. Principalmente nas favelas, agentes comunitários de saúde representam a ligação entre o morador, o atendimento e o acompanhamento médico. Joelma Vasconcelos, de 39 anos, é um desses elos de cuidado. 

Casada e mãe de dois filhos, Joelma, que mora na Chatuba, Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, é agente de saúde há 10 anos. 

Inicialmente, me candidatei ao trabalho pelo salário, claro. Mas depois, com o tempo, aprendi a gostar do que fazia, pelo cuidado que temos com as pessoas. Nós levamos a demanda da comunidade para a equipe técnica, para ser resolvido, ajudar, promover saúde. Me sinto útil fazendo o que faço. 

Com  o surgimento do novo coronavírus, Joelma conta que sua dedicação à saúde tem sido ainda maior. 

No começo fiquei bem apreensiva porque é uma doença que ninguém conhece bem ainda. Hoje, fico mais tranquila porque sabemos quais protocolos seguir para evitar a proliferação do vírus. Mas algumas pessoas na comunidade não fazem as coisas que devem ser feitas, muitas vezes por falta de informação ou por não poderem mesmo. Não tem isolamento social, não andam de máscara e não se cuidam.

  A agente de saúde trabalha diariamente em prol do bem-estar da comunidade.  —  Foto: Reprodução.

O esforço de Joelma precisa ser redobrado devido à diversas informações falsas que chegam às comunidades. Essas fake news também têm sido disseminadas sobre a vacinação. 



Atendo a localidade Frei Gaspar aqui na Chatuba, no geral, a vacina tem sido bem aceita e a maioria quer tomar logo. Mas agora, por exemplo, eles estão com receio de tomar a vacina Astrazeneca, porque ouviram falar que está dando reação. O trabalho de informar e esclarecer, isso tudo é constante. 

Ainda assim, a profissional da saúde tem muita esperança

Apesar de vermos festa direto, bailes cheios e bares lotados, acredito na conscientização. Infelizmente, algumas pessoas só acordam quando a doença chega na própria casa. Muitos não ligam, acham que não vão ser atingidos. Mas sabemos que não é assim. Creio que o trabalho contínuo, de conversar com os moradores, vai mudar essa situação. Trabalhando com dedicação porque acredito que a história vai mudar.

Foto: Vilma Ribeiro
Gracilene Firmino

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil