Diretores da CONACS e Presidente da Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS/ACE articulados em Brasília. — Foto: CONACS |
A CONACS já está em plena articulação em Brasília, inclusive, em reunião com o Governo Federal, focada na garantia do Reajuste do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A PEC 22 e a derrubada do Veto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estão na pauta.
Apesar dos últimos acontecimentos, envolvendo os Vetos incidentes na Lei de Diretrizes Orçamentárias, contudo, é muito importante que todos fiquem sabendo as reais implicações e as articulações que precisam ser realizadas para que esse obstáculo seja superado.
O Dep. Hildo Rocha, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS/ACE esclarece sobre a situação envolvendo o veto do Piso Salarial Nacional na LDO.
Segundo o Hildo Rocha, o veto do Reajuste do Piso Nacional, previsto na LDO, foi uma grande surpresa para os deputados federais. Diante da diretoria da CONACS, o deputado comentou sobre as diversas alternativas que ainda há com a finalidade de garantir que o orçamento garanta os recursos destinados aos agentes.
É possível dialogar com o próprio Governo e garantir a previsão orçamentária. Vários vetos já foram derrubados. Não há nenhum impedimento quanto a essa questão, mesmo levando em conta que esse veto foi equivocado, tanto é que, não há nenhuma informação de que o Ministério da Saúde tenha sido ouvido sobre o contexto.
"O veto não na LDO não impede o Reajuste do Piso Nacional da categoria, o que impediria seria na LOA - Lei Orçamentária de 2022," destacou o presidente da Frente Parlamentar.
"Nós vamos trabalhar no sentido de viabilizar a derrubada do veto para garantir uma forma mais segura o reajuste para 2022 dos agentes de saúde e agentes de endemias," concluiu o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário