E visando combater a doença em nosso municipio a UBS - São Judas Tadeu realizou um palestra educativa sobre o tema com os usuários da Unidade de Saúde, onde estiveram palestrando a Enfermeira Rita Barros, e os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF, a Assistente Social Daniele e o Educador Físico Carlos César.
A Coordenadora da UBS - São Judas a Enfermeira Rita Barros explicou aos presentes que a Hanseníase uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele.
A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque.
É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos.
TIPOS DE HANSENÍASE |
Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.
Também estiveram participando do evento os Agentes de Saúde da UBS , Anna Lyne, Zilberto, Rosinete, Fran, Denilson, Laurência, Marinalva, Edna, Kinha, Elisângela , Socorro , João Osório, Rosário, Colaboradores e público em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário