Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Maio Amarelo: Projeto do Campus Coelho Neto realiza ação com mototaxistas

Por Mariela Carvalho  

Cerca de 45 mil pessoas morrem por ano de acidente de trânsito no Brasil. Esse dado foi divulgado neste mês pelo Ministério da Saúde e, de acordo com o órgão, o número coloca o Brasil como o quinto país com maior quantidade de mortes no mundo. Com o propósito de contribuir com a redução desses acidentes, o Campus Coelho Neto tem desenvolvido desde junho de 2014 o projeto de educação para o trânsito “Prevenir para preservar vidas”. No último sábado, 23, o campus realizou mais uma ação: a palestra sobre segurança no trânsito com os mototaxistas de Coelho Neto.

Os mototaxistas fazem parte de um dos grupos que está mais vulnerável à violência no trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos dez anos houve um aumento de 280% de mortes de motociclistas. A palestra foi ministrada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coelho Neto pelo coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, capitão Edilson Cardoso. Ele falou sobre os cuidados de segurança que os mototaxistas devem ter e deu orientações sobre a organização da categoria.

Em seguida, o secretário de administração do município, Benedito Fernandes, abordou a regulamentação da atividade dos mototaxistas. Segundo ele, após esse processo de organização, os mototaxistas poderão se inscrever como empreendedor individual, o que possibilitaria, entre outros aspectos, a prestação de serviços a instituições públicas.

Também estiveram presentes na palestra o presidente da Cooperativa dos Mototaxistas do município, Toinho da Cultura, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Pires. A ação teve o apoio da Prefeitura de Coelho Neto.

Maio Amarelo

A ação com os mototaxistas de Coelho Neto faz parte da programação do Maio Amarelo. O movimento reúneMototaxista 2 instituições governamentais, entidades de classe, empresas e a sociedade civil para discutir e mobilizar a população em torno do tema da segurança no trânsito. A ideia de desenvolver o movimento durante um mês foi inspirada em ações bem-sucedidas como a do Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e do Novembro Azul (conscientização sobre o câncer de próstata). No caso da ação para o trânsito a cor escolhida foi a amarela como forma de remeter ao significado de atenção que ela tem entre a cores do semáforo.

O Movimento Maio Amarelo busca fazer um alerta, de chamar atenção para os altos índices de mortes e de feridos no trânsito. As ações tentam conscientizar os cidadãos sobre a responsabilidade que cada um tem sobre seu deslocamento diário no trânsito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os cinco principais fatores de risco no trânsito estão ligados ao comportamento individual das pessoas: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Trânsito em pauta no IFMA

O projeto de educação para o trânsito “Prevenir para preservar vidas” começou em junho de 2014 e é coordenado pelo diretor geral do campus, Arcenildo Nascimento. O objetivo do projeto é reduzir os índices de acidentes no município de Coelho Neto por meio de um trabalho de conscientização da comunidade sobre segurança no trânsito e sobre a necessidade de conhecer e respeitar o Código Brasileiro de Trânsito.

Inicialmente, o Campus Coelho Neto estabeleceu parcerias com órgãos públicos, sindicatos e empresas como a Prefeitura do município, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Fórum de Justiça, Detran-MA, Polícia Militar, Fapema, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coelho Neto, Samu, Loja Maçônica, Rotary e Rotaract de Coelho Neto, Clube dos Motociclistas, Campanha SOS Vida, Supermercado Dois Irmãos, Auto Escola São Cristóvão e CN Motos.

Em reuniões com esses parceiros, o campus definiu as atividades que seriam realizadas. Entre as principais ações desenvolvidas pelo projeto estão a realização de blitz educativa em faixa de pedestre; a criação do Fórum Municipal de Educação para o Trânsito de Coelho Neto com os parceiros do projeto; e o Processo de sinalização horizontal e vertical das vias feito pela prefeitura do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário