Por Mariela Carvalho |
Cerca de 45 mil pessoas morrem por ano de acidente de trânsito no Brasil. Esse dado foi divulgado neste mês pelo Ministério da Saúde e, de acordo com o órgão, o número coloca o Brasil como o quinto país com maior quantidade de mortes no mundo. Com o propósito de contribuir com a redução desses acidentes, o Campus Coelho Neto tem desenvolvido desde junho de 2014 o projeto de educação para o trânsito “Prevenir para preservar vidas”. No último sábado, 23, o campus realizou mais uma ação: a palestra sobre segurança no trânsito com os mototaxistas de Coelho Neto.
Os mototaxistas fazem parte de um dos grupos que está mais vulnerável à violência no trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos dez anos houve um aumento de 280% de mortes de motociclistas. A palestra foi ministrada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coelho Neto pelo coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, capitão Edilson Cardoso. Ele falou sobre os cuidados de segurança que os mototaxistas devem ter e deu orientações sobre a organização da categoria.
Em seguida, o secretário de administração do município, Benedito Fernandes, abordou a regulamentação da atividade dos mototaxistas. Segundo ele, após esse processo de organização, os mototaxistas poderão se inscrever como empreendedor individual, o que possibilitaria, entre outros aspectos, a prestação de serviços a instituições públicas.
Também estiveram presentes na palestra o presidente da Cooperativa dos Mototaxistas do município, Toinho da Cultura, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Pires. A ação teve o apoio da Prefeitura de Coelho Neto.
Maio Amarelo
A ação com os mototaxistas de Coelho Neto faz parte da programação do Maio Amarelo. O movimento reúne instituições governamentais, entidades de classe, empresas e a sociedade civil para discutir e mobilizar a população em torno do tema da segurança no trânsito. A ideia de desenvolver o movimento durante um mês foi inspirada em ações bem-sucedidas como a do Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e do Novembro Azul (conscientização sobre o câncer de próstata). No caso da ação para o trânsito a cor escolhida foi a amarela como forma de remeter ao significado de atenção que ela tem entre a cores do semáforo.
O Movimento Maio Amarelo busca fazer um alerta, de chamar atenção para os altos índices de mortes e de feridos no trânsito. As ações tentam conscientizar os cidadãos sobre a responsabilidade que cada um tem sobre seu deslocamento diário no trânsito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os cinco principais fatores de risco no trânsito estão ligados ao comportamento individual das pessoas: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.
Trânsito em pauta no IFMA
O projeto de educação para o trânsito “Prevenir para preservar vidas” começou em junho de 2014 e é coordenado pelo diretor geral do campus, Arcenildo Nascimento. O objetivo do projeto é reduzir os índices de acidentes no município de Coelho Neto por meio de um trabalho de conscientização da comunidade sobre segurança no trânsito e sobre a necessidade de conhecer e respeitar o Código Brasileiro de Trânsito.
Inicialmente, o Campus Coelho Neto estabeleceu parcerias com órgãos públicos, sindicatos e empresas como a Prefeitura do município, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Fórum de Justiça, Detran-MA, Polícia Militar, Fapema, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coelho Neto, Samu, Loja Maçônica, Rotary e Rotaract de Coelho Neto, Clube dos Motociclistas, Campanha SOS Vida, Supermercado Dois Irmãos, Auto Escola São Cristóvão e CN Motos.
Em reuniões com esses parceiros, o campus definiu as atividades que seriam realizadas. Entre as principais ações desenvolvidas pelo projeto estão a realização de blitz educativa em faixa de pedestre; a criação do Fórum Municipal de Educação para o Trânsito de Coelho Neto com os parceiros do projeto; e o Processo de sinalização horizontal e vertical das vias feito pela prefeitura do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário