Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

consulta de perito do INSS sem examinar paciente

Segurado gravou consulta. Durante o atendimento, a perita faz algumas perguntas, mas não examina o paciente, apenas preenche o relatório.

FONTE: JORNAL NACIONAL






O cidadão sofre algum acidente, ou fica doente, e precisa ser examinado por um médico perito do INSS para receber o benefício. E esse médico perito toma a decisão dele sem examinar o cidadão.
De maca, uma mulher aguarda atendimento na porta do INSS. “Porque se for esperar eles ir lá, vai demorar demais. Aí, sem trabalhar, sem dinheiro, como que faz? ”.
Sandra estava de moto quando sofreu um acidente e teve que passar por cirurgia. Agora, tenta um auxílio-doença. “Fraturei a coluna em dois lugares e fraturei a clavícula, e quebrei os dentes”, conta Sandra.
A dificuldade para muita gente não é apenas chegar até o posto do INSS. Os problemas, muitas vezes, aparecem justamente na hora do atendimento. Em várias agências, há pessoas indignadas com o que acontece dentro dos consultórios dos peritos.
Um dos segurados resolveu gravar a consulta. Renato perdeu a visão do olho esquerdo durante um acidente no trabalho. Ele entra e cumprimenta a médica. Durante o atendimento, a perita faz algumas perguntas. Mas não examina o paciente, apenas preenche o relatório. Doze minutos de consulta, e a médica conclui: "Eu acho que o senhor tem que mudar de função, viu. Vou encaminhar o senhor para a reabilitação. A gente, olhando assim, a gente não fala. O senhor está bem assim”.
O serralheiro pede informações sobre o que é a reabilitação, depois das explicações a perita entrega os documentos e ele sai sem passar por nenhum tipo de exame.
No interior do estado, outro problema. Uaistein fez três cirurgias no rim e já ia para a quarta quando o auxílio-doença foi cancelado. Ele gravou a conversa com o perito.
Perito: Esse pessoal que é mais antigo do INSS, eles dão, mas a gente que está acostumado com a legislação mais nova, a gente não dá.
Uainstein Rodrigues, operador de máquinas: Mas isso aí é critério, então, de você recusar meu benefício? De você ser novo ou não? Todos eles têm que seguir a mesma regra, a regra é igual para todos.
Uaistein tenta mostrar ao perito laudos do médico que fez a cirurgia.
Uainstein Rodrigues: Esse relatório aqui é do dia.... Um dia depois do procedimento que eu fiz.
Perito: O que vale é o cara que está aqui na frente da gente.
Sem ver os laudos e sem examinar o Uainstein, o perito dá um conselho, no mínimo, estranho: “Você faz com outro. Eles te dão”, diz o perito.
“Eu pago INSS desde os 16 anos, desde quando assinei minha carteira. Então não fui lá pedir nada. Isso é um direito meu, e quando eu precisei, eu fui humilhado”, protesta Uainstein.
O INSS diz que não exige do perito que ele examine o paciente.
“A perícia do INSS não é uma consulta. Então ele vai se ater à documentação apresentada pelo segurado”, diz Maria Luzeni dos Santos, gerente substituta do INSS - Goiânia.
Mas é o próprio manual do INSS que diz: não basta examinar bem. O perito precisa registrar, no laudo, com clareza e exatidão, todos os dados fundamentais. Assim, ao término de um exame clínico cuidadoso e bem conduzido, o perito tem condições de produzir um diagnóstico provável. 
A entidade nacional que representa os médicos peritos reafirma que é obrigação do profissional examinar o paciente.
"A perícia médica é um ato médico. Ele envolve entrevista, exame, exame físico, quando necessário um tipo de exame físico específico. Não é meramente uma análise de documento", diz Francisco Cardoso, presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos.
O INSS anunciou que vai apurar o que aconteceu durante o atendimento dos segurados que apareceram na reportagem e afirmou que o cidadão pode pedir outra avaliação, quando discorda da decisão do perito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário