Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

UAPS DR. FERNANDO COUTO REALIZA PALESTRA SOBRE A PREVENÇÃO DO COLO DO ÚTERO



A UAPS Dr. Fernando Couto, em Coelho Neto - MA, realizou nesta terça - feira (17),pela manhã uma palestras voltada para o público feminino sobre a  campanha Janeiro Verde , que  tem o objetivo de conscientizar  as mulheres, sobre o câncer do colo do útero. A doença está relacionada ao contágio pelo Papilomavírus humano (HPV), que pode ser transmitido através de relações sexuais.


Com um desenvolvimento lento, o câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas na fase inicial, mas quando mais avançado, pode causar sangramento vaginal intermitente ou, após relações sexuais, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a desconfortos urinários ou intestinais.


Uma das formas de diminuir a possibilidade de infecção pelo HPV é o uso de preservativos, porém é importante ressaltar que esse método protege parcialmente do contágio, que pode ocorrer por meio do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.



Outra forma de complementar essa prevenção é a vacinação contra o HPV, inserida no calendário vacinal em 2014 pelo Ministério da Saúde. A vacina é direcionada a meninas de 9 a 14 anos e meninos com idades entre 11 e 14 anos. Esse imunizante protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do Papilomavírus humano. De acordo com o INCA, os tipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil. O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum e a mais difícil de ser diagnosticada. O câncer de endométrio é o tumor ginecológico mais comum e acomete mulheres, principalmente, na pós-menopausa (75%) e com idade média de 60 anos (50-70 anos).

Mesmo com a vacinação, ainda é indicado que mulheres com 25 anos ou mais devem fazer o exame preventivo (papanicolau) periodicamente, já que a vacina não protege de todos os tipos de HPV que podem levar à doença. No caso de mulheres com imunossupressão, com HIV ou Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até os 45 anos de idade.


 A Dra. Diana Mendes disse ao blog que o  tratamento do câncer do colo do útero pode variar dependendo do estágio, tamanho do tumor e fatores como idade e desejo de ter filhos. 


Estiveram também presentes na ação as Enfermeiras Cintia e Layse , a Técnica de Enfermagem Cristina  os ACSs das equipes Centro e Cajueiro; Ana Line, Rosário, Laurência, Denilson, Fran Marques, Zilberto, Alex, Vilma, Marinalva, Socorro, Rosinete, Elisângela, Kinha, Edna e João Osorio.

Fotos: Cintia / Zilberto e João Osório 

Nenhum comentário:

Postar um comentário