Receber a notícia do falecimento do ex-prefeito Uiran Sousa é saber que perdemos mais uma lenda viva da nossa história.
Filho do ex-vereador e ex-prefeito Valentim Antônio de Sousa, Uiran era um dos jovens mais inteligentes de sua geração. Essa inteligência o fez aprender sozinho o código morse e com isso passou a ajudar o telegrafista de Coelho Neto - conseguia traduzir uma mensagem usando o código morse a distância.
O homem que empresta seu nome ao primeiro Ginásio Poliesportivo da cidade foi vereador na mesma legislatura que seu pai (1967-1971), tendo sido vice-presidente da Mesa Diretora (1969-1970).
Na sequência foi prefeito de Coelho Neto (1970-1972), no interstício dos dois mandatos do ex-prefeito Afonso Bacelar.
Apesar do curto espaço de tempo, Uiran fez uma gestão arrojada e no seu governo foi criada a primeira escola com ginásio denominada de Fundação de Educação e Cultura de Coelho Neto - FEC (onde hoje funciona a Escola Cléber Sampaio), o Mercado Municipal (hoje Shopping do Povo), a Avenida Marechal Cordeiro de Farias (sem asfalto), a reforma do prédio da Prefeitura, as praças Duque Bacelar e Getúlio Vargas, além da Avenida 31 de março ligando Itapirema - Coelho Neto - Pimenteiras.
Afilhado de Duque Bacelar, o vascaíno Uiran Sousa foi mais um abnegado filho com larga folha de serviço prestado a Coelho Neto, para quem hoje rendemos nossas homenagens pelo grande legado. Fez história!
Por: Samuel Bastos
Nenhum comentário:
Postar um comentário