O cometa C/2022 E3 (ZTF) em imagem da NASA. Dan Bartlett/NASA |
C/2022 E3 (ZTF) poderá ser observado pela sua claridade no céu, e visualizado no detalhe com binóculos ou telescópio amador
Há pouco menos de um ano atrás, em março, astrônomos visualizaram um cometa desconhecido até então, passando pela órbita de Júpiter, planeta que no último ano esteve a cerca de 590 milhões de quilômetros de distância da Terra.
Depois de uma longa viagem pelo espaço sideral, este novato nos registros astronômicos, o C/2022 E3 (ZTF), deve iluminar os céus de nosso planeta nos meses de janeiro e fevereiro, possivelmente visível a olho nu.
Se este cometa continuar com sua tendência atual de brilho, deve ser fácil detectá-lo com binóculos ou um telescópio, afirmou o jornal britânico Daily Mail.
No Hemisfério Sul, será necessário esperar o início de fevereiro para começar a caça ao cometa. No Norte, ele deve ser visualizado antes, ainda em janeiro, no céu da manhã, passando entre as estrelas Ursa Maior e Ursa Menor.
A proximidade do C/2022 E3 (ZTF) com a Terra não deve ultrapassar 42,5 mil quilômetros durante a passagem dele por aqui.
Por Redação do Um Só Planeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário