Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Alianças políticas e o Poder a qualquer custo



 Por Delmo Menezes

De acordo com o dicionário, uma aliança é um pacto ou tratado entre indivíduos, partidos, povos ou governos para determinada finalidade. Um acordo bilateral de obrigação mútua entre as partes. Estar em aliança, significa estar associado com alguém ou com alguma coisa.

No regime democrático, as alianças são absolutamente necessárias. Quanto a isso não resta nenhuma dúvida. Em uma sociedade plural, como a brasileira, pensar que uma tendência ou partido, ou apenas um sistema de orientação dará cabo dos problemas existentes é cair na ilusão.

No período pré-eleitoral, a maioria dos políticos começam fazendo alianças e articulando com todo mundo. Faz parte do jogo político. Muitos fazem promessas que sabem que dificilmente serão cumpridas, e depois vem a quebra de compromissos, e na sequência o rompimento. Logo percebemos que tem muita gente fazendo alianças com pessoas erradas. A aliança para dar certo, tem que haver lealdade de ambos os lados. É aí que começam os problemas.

No Brasil, geralmente, os interesses políticos partidários e ideológicos ficam de lados quando se faz uma aliança, e por esse motivo, é muito comum vermos alianças entre partidos com orientações totalmente diversas, o que confunde o eleitor.

Na verdade, essas alianças não são feitas para que uma determinada orientação seja posta em prática, ou um determinado programa se viabilize, mas apenas para garantir maioria tranquila parlamentar para o governante. 

Uma aliança mal-sucedida, provoca consequências desastrosas na vida de uma pessoa.  “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. É um ditado antigo, porém se aplica ao que ocorre hoje em dia.

Temos percebido ao longo dos anos, pessoas que entram na política até com boas intenções, porém no decorrer de sua trajetória começam a fazer alianças espúrias, que vão jogar por terra, todo um trabalho que poderia ser glorioso no sentido de alcançar o ápice da vida pública.

Passada as eleições, vem a ‘conta’ que poderá significar distribuição de cargos políticos para aliados, entre outras coisas, que poderão enfraquecer ainda mais as estruturas do nosso país.

Alianças erradas sempre geram consequências negativas. Fica a dica!!!

*Delmo Menezes – Gestor público, jornalista e teólogo. Especialista em relações institucionais e observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário