Dep. Nereu Crispim é autor do Projeto que derruba de uma vez por todas os desvios dos recursos destinados aos ACS/ACE. — Foto/Reprodução/Câmara dos Deputados. |
Publicado no Conexão Notícia
Agentes de Saúde | O Projeto de Lei de autoria do deputado federal Nereu Crispim, cujo objetivo é garantir que a verba destinada aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias não seja desviada, exatamente como ocorre em vários municípios, teve nova tramitação na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 4440/20 prevê a garantia do pagamento do incentivo adicional aos agentes, sem a possibilidade de utilização para outras finalidades, por parte dos gestores.
O texto altera a Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades desses agentes. A lei já prevê incentivo financeiro, que é repassado aos municípios para fortalecimento de políticas relativas à atuação dos ACS/ACE, cumprindo-se os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Ocorre que o cumprimento desses parâmetros depende única e exclusivamente do esforço e do suor dos milhares de agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, que saem às ruas, muitas vezes sem EPIs [equipamentos de proteção individual] equipamentos adequados, sob sol escaldante ou chuva, e nem sempre o valor adicional recebido pelo município é a eles repassados, afirma o deputado Nereu Crispim.
Segundo o parlamentar, muitos municípios, em vez de repassar o valor aos seus servidores, destinam a verba para outras finalidades, prejudicando os profissionais que cumprem as metas que habilitam o município a receber o incentivo adicional.
A proposta em análise na Câmara dos Deputados impede o uso da verba para outras finalidades, além do pagamento de adicional aos agentes.
Verdade, agente ganha uma camiseta por ano muitas vezes compramos outros materiais pra trabalhar, teria que ser enviados direto na conta de cada acs pra garantir, do contrario nunca vamos receber nada.
ResponderExcluir