Os Agentes de Saúde estão desenvolvendo seu trabalho com muito afinco informando e passando suas listas de idosos a serem vacinados aos coordenadores de suas Unidades de Saúde - UBS´s.
O ACS, ainda acompanha o Enfermeiro(a), Técnico(a) de Enfermagem de casa em casa auxiliados os Enfermeiros ou técnicos na aplicação das vacinas contra a Covid -19.
O ACS tem uma capacidade enorme para se comunicar com as pessoas de suas respectivas microáreas eles tem o comprometimento pela saúde de sua comunidade e exercem suas funções contando, principalmente, com o vínculo já existente com a comunidade em que vivem. Ou seja, eles funcionam como elo entre essa população e as unidades de saúde, por meio do contato permanente com as famílias das suas áreas.
Falamos com a Coordenadora da UBS - São Judas Tadeu a Enfermeira Rita Barros que disse :
“O trabalho dos agentes, em realizar visitas casa a casa, é de extrema importância nesse período de pandemia , pois é através da visita domiciliar que eles realizam que conseguimos muitas informações de suas áreas, esse trabalho possibilita identificar quais são as áreas de risco, quais são as áreas de maior probabilidade de transmissão da doença e quais as melhores ações a serem tomadas pelo governo”.
Há Dezessete anos, a Agente Comunitária de Saúde, Marinalva Lima , visita casas e conversa com os moradores de um dos bairros do município ela diz que as ações dos agentes vão além da coleta de dados e informações. A caminhada “pela minha área”, como ela chama, serve para falar sobre os direitos da comunidade e instruir as pessoas sobre os programas de saúde do Governo.
O ACS Edilson Nascimento disse o seguinte: “À medida que nós visitamos as casas das pessoas, passamos orientações à população, ensinamos conceitos de educação em saúde, que para muita gente pode parecer básico, mas para algumas comunidades mais carentes pode ser um esclarecimento, uma novidade. Além disso, tiram dúvidas sobre doenças e agravos, verificamos a evolução no quadro clínico de quem precisa. Enfim, podemos acompanhar a saúde das famílias ao longo do tempo. Servimos na comunicação tanto para a população quanto para o Governo”.
QUALIFICAÇÃO
Com objetivo de melhorar capacidade dos ACS´s o Ministério da Saúde vai financiar a abertura de 250 mil vagas para que agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate à endemia (ACE) recebam qualificação como técnicos em enfermagem em todo Brasil. Assim, os agentes poderão prestar um serviço mais especializado e, desta forma, tenham condições para resolver mais problemas de saúde da população.
Ao todo, será investido R$ 1,25 bilhão na formação dos agentes, que terão o curso totalmente gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições relativas à prestação do serviço.
Para o Ministério da Saúde, a formação desses profissionais vai ajudar no atendimento que é feito às residências e comunidades, reduzindo agravos.
“Nós estamos qualificando a ação, iremos levar o atendimento primário aos pacientes, isso resultará no sentido de evitar que as pessoas utilizem outros atendimentos mais complexos, e consequentemente, trará uma economia de recursos, já que os custos da Atenção Básica são menores do que o de outros atendimentos”, explicou o ministro da Saúde.
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Entre os esforços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão:
- Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;
Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário