Participaram da reunião os representantes dos seguintes times:
- São Domingos;
- Santos de Duque Bacelar;
- Parque Amazonas;
- Grêmio;
- Escolinha Chico goleiro;
- Affa;
- Quiabos;
- Sarney;
- Criciúma;
- Borussia Dortmund.
Participaram da reunião os representantes dos seguintes times:
A verdadeira turma do atraso de Coelho Neto perdeu a prefeitura com a derrota histórica do até então prefeito Américo de Sousa diga-se de passagem o pior gestor que já sentou na cadeira de prefeito, Osmar Aguiar que perdeu a eleição de vereador e está na eminência de sofre a segunda derrota consecutiva perdendo a presidência do SINTASP, se realmente se concretizar a segunda derrota do petista Osmar, eles já poderam pedir música no Fantástico
CHAPA ÚNICA: APENAS UMA CHAPA ESTÁ REGISTRADA PARA CONCORRER A ELEIÇÃO DO SINTASP/MCN NESSE DOMINGO (29)
Um culto evangélico em Ação de Graças realizado ontem (25), marcou a celebração de agradecimento pela eleição do prefeito Bruno Silva (PP), em Coelho Neto.
O evento realizado no Espaço Monalisa reuniu representantes de várias denominações do município, além de familiares, convidados, do vice-prefeito eleito Lustosa, vereadores eleitos e reeleitos, além da equipe de trabalho que atuou durante a campanha.
A programação que contou com pregação e louvor foi dirigida pelo presidente da Assembleia de Deus Missão, pastor Raimundo Nonato.
A pregação ficou a cargo dos pastores Marcos Pereira da Igreja Batista da Paz e João Evangelista da Assembleia de Deus Missão.
Falando em nome dos parlamentares, o vereador reeleito Rafael Cruz agradeceu a oportunidade, destacou a caminhada vitoriosa da campanha eleitoral e reafirmou sua disponibilidade de trabalhar em favor de Coelho Neto dando sustentação ao prefeito na Câmara de Vereadores.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito eleito Bruno Silva agradeceu a Deus fazendo um relato do caminho percorrido até se tornar o prefeito com maior votação da história de Coelho Neto, reforçou o apoio que recebeu da família, dos amigos, da equipe de trabalho e principalmente das orações das igrejas. Reafirmou seu compromisso de trabalho, destacando que governará para todos, com foco prioritário nos mais necessitados.
Fotos: Euclides Filho e João Osório
PORTAL GADITAS
O Juiz de Direito Dr. Paulo Roberto Brasil Teles de Meneses decidiu nesta quinta (26), deferiu pedido de liminar suspendendo a realização do Show da Vitória, que seria realizada pelo prefeito eleito Bruno Silva nesta sexta (27).
A decisão é fruto de uma Ação Civil Pública com trânsito na 1ª Vara de Coelho Neto e cuja decisão proíbe a realização da festa.
Em contato com o blog, o prefeito eleito Bruno Silva (PP), antecipou que mesmo com parte da equipe já estando na cidade para cuidar dos preparativos da festa, ele cumprirá a decisão na integra e pediu desculpas a população pelo ocorrido.
Comentário do Blog – O curioso do argumento da decisão é que no período eleitoral um grande comício foi realizado exatamente no Corredor da Folia com grande aglomeração de pessoas e não teve absolutamente nada. No período eleitoral todas as atividades de campanha estavam liberadas sem problema algum, mas pelo visto o risco voltou agora depois da eleição. Cômico se não fosse trágico!
PORTAL GADITAS
OSMAR CHAPA 1 |
OBERDAN CHAPA 2 |
Foi realizada na tarde da última segunda (23), a reunião de instalação dos trabalhos da Equipe de Transição Governamental em Coelho Neto, designada pelo prefeito Américo de Sousa (PT) e pelo prefeito eleito Bruno Silva (PP).
A reunião foi coordenada pela presidente Luciana Craveiro e tratou basicamente do levantamento das primeiras informações solicitadas pelo prefeito eleito. Ela antecipou que requereu a presença de um representante do Ministério Público, mas que aguardava posicionamento deste sobre a indicação.
Foram tratados assuntos relacionados a diversos assuntos tais como levantamento de contratos, sistemas, relação de convênios, relação de obras em execução, processos judiciais em andamento, relação de receitas, programas da Assistência Social, relação das leis, PPA, Relatório de Gestão Fiscal, relação de softwares e certidão de regularidade do TCE. Ela explicou ainda que a LOA e a LDO encontram-se em processo de tramitação na Câmara de Vereadores.
O coordenador da transição do prefeito eleito, Sérgio Guanabara solicitou autorização para proceder com as visitas aos prédios públicos e antecipou que o prefeito eleito deve encaminhar os nomes que farão parte das comissões setoriais que atuarão no recebimento das informações específicas de cada pasta, todas devidamente acompanhadas de um (a) advogado (a).
Portal Gaditas
O SINTASP/MCN realizou na tarde dessa segunda-feira (23), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença de 287 Servidores Públicos Sócios de todas as categorias, e de membros da Diretoria da instituição.
A Assembleia foi comandada pelo então Presidente Interino, Paulo Bezerra Lima Junior. Em pauta, foi realizado o cancelamento da Assembleia realizada no dia 22 de novembro, onde a pauta também era as eleições Sindicais – Quadriênio 2021-2024.
CANCELAMENTO DA ASSEMBLEIA DO DIA 12/11/2020
APROVAÇÃO DO REGIMENTO
![]() |
DOROTEU SILVA /AMÉRICO DE SOUSA |
Passado as eleições, é necessário uma análise mais profunda do processo eleitoral em Coelho Neto que elegeu o jovem Bruno Silva (PP), com a maior votação da história política da cidade. Engana-se quem pensa que foi uma eleição fácil e nem teria como ser, afinal o progressista tinha em torno de si o maior grupo político do pleito.
A essa altura não bastava apenas ser filho e herdar o capital político do pai, o ex-prefeito Soliney Silva – principalmente pelos ataques diários dos adversários ao governo do pai e a toda a família durante toda a campanha eleitoral. Para além disso, a população precisaria perceber que o jovem político estava preparado para o desafio de bem governar a cidade.
Bruno Silva tem características fortes de personalidade e consegue ser oposto do seu principal adversário, o ainda prefeito Américo de Sousa (PT). Na sua essência gosta de gente, se sente a vontade no meio do povo e em todas as circunstâncias sempre se mostrou afeito a conciliação. Conseguiu chegar ao final da eleição sem gritar, sem impor posicionamentos, sem responder aos inúmeros ataques dos adversários e tendo uma das características que todo político deveria ter: saber ouvir. Foi inclusive muito enaltecido por isso.
Mesmo sendo marinheiro de primeira viagem na política, o agora prefeito eleito conseguiu se sobressair pelo diálogo e pelo carisma. O diálogo funcionou para manter unida a classe política – mesmo com todo assédio dos adversários e o carisma foi de fundamental importância para o seu dia a dia com o povo.
Foi ele que conseguiu por exemplo, abrir diálogo com a ex-prefeita Márcia Bacelar e o ex-deputado Bacelar adversários históricos de sua família. Foi ele também que conseguiu reestabelecer a aliança com o ex-prefeito Guanabara – seu padrinho e o ex-vice prefeito Sérgio Guanabara que também estavam rompidos políticamente. Bruno também conseguiu o apoio de ex-aliados do PT em Coelho Neto como o presidente da Câmara Marcos Tourinho (PCdoB), e os ex-auxiliares de primeira hora Williane Caldas, Eduardo Penha e Walkmar Neto.
Os apoios de figuras importantes como dos deputados Glaubert Cutrim (PDT), André Fufuca (PP), Gastão Vieira (PROS), o presidente da Assembleia Othelino Neto (PCdoB) e o senador Weverton Rocha (PDT), por exemplo, reforçam que o capital político para governar está assegurado, além de garantir a maioria na base aliada da Câmara de Vereadores.
A população de Coelho Neto tem a oportunidade de experimentar um novo modelo administrativo e de ser governado por um prefeito que sabe bem dos desafios que o espera, mas que sabe também que não poderá decepcionar no exercício da missão que o povo lhe entregou nas mãos.
É hora de experimentar o novo.
Fonte: Portal Gaditas
O Presidente da Câmara de Vereadores Marcos Tourinho, recebeu na manhã desta quarta-feira (18), a visita de uma equipe que entregou a ele um projeto piloto para implantação de posto de Bombeiro Civil Comunitário de Coelho Neto(MA) – PBCCCN-MA.
O Presidente Marcos Tourinho foi escolhido como patrono do projeto. Na oportunidade, o projeto foi apresentado também ao vereador eleito Paulo Cigano, que visitava a Casa no momento que a equipe fazia a exposição da proposta.
A implantação de um posto de Bombeiro Civil Comunitário na cidade de Coelho Neto, visa tornar a cidade guarnecida com pessoal local qualificado para ações de prevenção e combate a sinistros, endemias, epidemias, pandemias, catástrofes naturais e outras situações de cunho coletivo com o suporte necessário que uma sociedade moderna exige.
Fonte: Câmara Municipal
O senador Weverton Rocha (PDT), fez uma série de publicações em sua rede social para cumprimentar os prefeitos eleitos aliados e que contaram com o seu apoio, dentre eles o prefeito eleito de Coelho Neto Bruno Silva (PP).
Além das felicitações, o senador também aproveitou para colocar seu mandato a disposição do novo prefeito em favor da cidade.
“Parabéns, Bruno Silva, pela eleição para prefeito! O povo é soberano e soube escolher o melhor projeto para Coelho Neto. Conte com a gente, no Congresso, para lutar por mais qualidade de vida para todos da cidade. Vamos Juntos!”, disse ele.
PORTAL GADITAS
O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.
A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.
“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.
“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.
A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.
O organizador do Ruralcity, Ivo Becker, esteve reunido na última terça - feira 17, na Escola Santana com a Associação de árbitros de Coelho Neto - MA, para tratar sobre a arbitragem do evento.
Falamos com Ivo, que nos adiantou que obteve um número grande de inscrições e que fará o possível para proporcionar um grande espetáculo para os amantes do Futebol da nossa cidade e região e desejou boa sorte para todos os times envolvidos.
O prefeito eleito Bruno Silva (PP), esteve reunido na manhã desta terça (17), com alguns dos nomes que integrarão sua equipe de governo.
Após a reunião, a equipe esteve na sede da Prefeitura para protocolar o ofício de instalação da transição de governo com solicitação de informações e apresentação da equipe, onde foram recebidos pelo secretário de Administração Domingos Lopes.
Integram a transição: Antonio Francisco Lopes, Benedito Lopes Fernandes, Delbão dos Santos Machado, Domingos Dias da Silva, Evilanne Karla Bezerra de Sousa, Francisco Ramos da Silva, Jardel Seles de Souza, Raymonice dos Reis Coelho, Samuel Jonathan de Lima Bastos, Sérgio Ricardo Viana Bastos, Thiago Jeferson Machado Machado Silva e Walkmar de Brito Neto.
Portal Gaditas
Pouco mais de 24 horas da divulgação do resultado da eleição em Coelho Neto, adversários políticos utilizaram suas redes sociais para comentar sobre o pleito. Há uma tradição na política de que a cordialidade democrática manda aos perdedores reconhecer a derrota e felicitar o eleito.
O então candidato a prefeito Antônio Pires (PCdoB), agradeceu a equipe e desejou boa sorte ao prefeito eleito Bruno Silva. “Obrigado também aos nossos candidatos a vereadores e toda nossa equipe de campanha pelo empenho. Ao candidato eleito Bruno Silva eu desejo sorte e muitos acertos, a final de contas sou a favor do nosso povo”, disse ele.
O também candidato a vice prefeito Albino Klauberth (DEM), também se manifestou em sua rede social sobre o pleito. “Obrigado mesmo a todos que acreditam em uma Coelho Neto melhor, não foi desta vez!! Que Deus abençoe todos na nossa Coelho Neto!! Desejo sorte ao próximo prefeito e que possa ajudar nossa Coelho Neto que sofre o descaso há décadas!”, destacou.
Também candidato a prefeito, Ilson do Baiano (PMB), gravou um vídeo e também desejou boa sorte ao prefeito. “Depois de uma noite de bom sono e reflexão, uso o bom senso e a educação parabenizo os mais de 13 mil eleitores e a Bruno Silva por sua eleição”, disse ele.
Após a derrota histórica, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), permanece até o momento sem qualquer manifestação.
PORTAL GADITAS
Além disso, ele conseguiu a façanha e ultrapassou o próprio pai o ex-prefeito Soliney Silva e agora ostenta o título de prefeito mais votado da história: foram 13.795 votos, ou seja, 58,52% dos votos.
PORTAL GADITAS
Uma novo Projeto de Lei apresentado na última semana na Câmara dos Deputados amplia o décimo quarto (14º) salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) para ser pago em 2020 e 2021. Contudo, o pagamento será limitado um valor, mas todos os 35 milhões de beneficiários terão direito. Entenda a nova proposta.
O projeto inicial que tramita no Senado, prevê apenas o pagamento extra em 2020. Mas o novo Projeto de Lei, o PL 4367/2020, apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos, prevê o 14º para 2020 e 2021.
De acordo com o novo projeto de Lei, o décimo quarto será liberado de forma excepcional como pagamento em em dobro, ficando este valor limitado ao equivalente a até dois salários mínimos. Ou seja, todos os aposentados e pensionistas do INSS só receberão até dois salários mínimos (até R$ 2.090), dependendo do valor da aposentadoria.
Desta forma, o aposentado ou pensionista que recebe um salário mínimo de benefício terá direito a uma parcela anual de abono de igual valor, ou seja receberá R$ 1.045 extra em 2020 e R$ 1.045 em 2021.
Já o aposentado e pensionista cujo benefício seja superior a um salário mínimo, o abono recebido será de um salário mínimo acrescido de uma parcela proporcional a diferença entre o salário mínimo e o teto de regime geral da previdência social, limitado o valor total a dois salários mínimos.
Por exemplo, se aposentado ganhar R$ 5.000, ele só receberá R$ 2.090 de décimo quarto. Se o aposentado ganha R$ 1.500 de aposentadoria, receberá o valor de R$ 1.500 de décimo quarto
De acordo com o Projeto, as parcelas do décimo quarto (14º) serão pagas no mês de dezembro dos anos de 2020 e 2021.
Veja o que diz o texto do novo Projeto de Lei na Integra:
Art. 1º Esta lei estabelece de forma excepcional o direito ao recebimento em dobro pelo segurado e dependente do Regime Geral da Previdência Social, do abono anual estabelecido no art. 40 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, ficando este valor limitado ao equivalente a até dois salários mínimos.
§ 1º As parcelas de abono de que trata o caput serão pagas no mês de dezembro dos anos de 2020 e 2021.
§ 2º O aposentado ou pensionista que recebe um salário mínimo de benefício terá direito a uma parcela anual de abono de igual valor.
§ 3º O aposentado e pensionista cujo benefício auferido seja superior a um salário mínimo, o abono recebido será de um salário mínimo acrescido de uma parcela proporcional a diferença entre o salário mínimo e o teto de regime geral da previdência social, limitado o valor total a dois salários mínimos.
Fonte: Blog do Vestibular
Há 05 dias da eleição, o Instituto Escutec confirmou as sondagens que foram realizadas durante todo o período eleitoral apontando a ampla liderança de Bruno Silva (PP), com 58% das intenções de voto na disputa eleitoral em Coelho Neto.
A pesquisa ouviu 400 eleitores entre os dias 02 e 03 de novembro. O intervalo de confiança é de 90% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Na Justiça Eleitoral, o levantamento tem registro com número MA04463/2020.
Diferença a favor do líder é de quase 40 pontos
No cenário estimulado, Bruno Silva aparece com 58% das intenções de votos. Em segundo vem o atual prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa com 19% dos votos. Dos entrevistados, 6% disseram que votam em Antônio Pires, 1% em Ilson do Baiano e 1% em Val Cara Legal. Nenhum deles 5%, Não sabe/não responderam 10%.
Já na pesquisa espontânea, Bruno Silva obteve 56% seguido por Américo de Sousa com 18%, Antônio Pires com 6% e ninguém 2%. Não sabe/Não responderam 18%.
Rejeição
Em relação a rejeição, o candidato que tem o maior percentual de rejeição é o prefeito Américo de Sousa. Ele aparece com 55% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Antônio Pires tem 16%, Bruno Silva tem 11 % de rejeição, Ilson do Baiano 3% e Val Cara Legal 1%. Nenhum dos candidatos somou 7% e outros 7% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.
Desaprovação
O Instituto Escutec também traz na pesquisa a avaliação dos eleitores quanto a administração de Américo de Sousa. Neste cenário, 25% dos ouvidos afirmaram que aprovam a atual gestão municipal e 70% disseram que desaprovam. Outros 5% disseram não saber ou não responderam.
Apesar de ter desistido em favor do prefeito Américo de Sousa, o nome do ex-vereador Val ainda aparece em razão de ainda permanecer no sistema da Justiça Eleitoral como candidato.
Portal Gaditas