Repórter mostra um rifle encontrado nos dutos por onde o traficante Joaquin 'El Chapo' Guzman escapou antes de ser capturado pela polícia no Boulevard Jiquilpan em Los Mochis, no México (Foto: Edgard Garrido/Reuters)
|
Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (11) mostra um intenso tiroteio que ocorreu durante a operação de busca pelo traficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán, chefe do Cartel de Sinaloa, e levou à sua prisão, na última sexta-feira. Nas imagens, oficiais da Marinha atiram contra uma casa na qual estava o traficante. As imagens foram divulgadas pelo governo mexicano, segundo a agência Reuters. Assista abaixo
Imagem que seria de El chapo após sua detenção e que circula nas redes sociais sem autenticidade oficalmente confirmada (Foto: Reprodução/Twitter)
El Chapo foi recapturado num motel localizado nos arredores da cidade de Los Mochis, no noroeste do México. O líder criminoso fugiu em julho de 2015 da prisão de segurança máxima Altiplano por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, num caso que ganhou destaque na imprensa mundial.
O vídeo divulgado nesta segunda mostra o tiroteio enquanto os oficiais entram na casa. Um deles detona várias granadas para abrir caminho, e eles conseguem entrar na casa e deter um homem. Em seguida, os oficiais sobem para o segundo andar e entram em um quarto.
Um deles pergunta a uma mulher: "Onde está ele?". "Não sei", responde.
Após o tiroteio, o traficante conseguiu fugir pelo sistema de esgoto da casa localizada no bairro de Scally junto com Orso Ivan Gastelum Cruz, líder do cartel no norte de Sinaloa.
Os dois percorreram um trecho pelos esgotos e em algum ponto se apoderaram de um veículo e chegaram até o motel, onde horas depois foram capturados em uma operação iniciada pela Marinha por via terrestre e aérea a partir de uma denúncia.
Trajetória no crime
Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como "El Chapo", começou sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara. A detenção de Gallardo em 1989 o levou a fundar sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal.
Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México. Em 19 de janeiro de 2001 fugiu da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, a bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.
Sua última detenção, em 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México, como pelos Estados Unidos.
Imagem que começou a circular no Twitter mostra o que seria El Chapo após ser detido (Foto: Reprodução/Twitter)
Em julho de 2015, momentos antes de fugir da prisão, ele estava em uma cela solitária e a câmera de segurança registrou como ele foi até a área do chuveiro, voltou para a cama, calçou os sapatos, voltou para o chuveiro e sumiu. Mesmo sendo monitorado, sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.
El Chapo entrou em um túnel cavado bem embaixo de sua cela que dava em uma casa em reforma nas redondezas do presídio de segurança máxima, próximo à Cidade do México.
Desde que ele escapou, as forças federais mexicanas vinham vigiando diversos pontos de Sinaloa, concentrando suas buscas na região do "Triângulo Dourado", entre os estados de Sinaloa, Durango e Chihuahua, um local encravado na Sierra Madre Ocidental, de muito difícil acesso.
Extradição aos EUA
Depois de recapturado, El Chapo foi transferido para o presídio de segurança máxima de Altiplano, de onde fugiu em julho passado.
O traficante enfrenta agora um processo de extradição para os Estados Unidos, onde é acusado por narcotráfico em seis estados, depois que a Interpol México executou formalmente duas ordens de prisão.
A extradição do narcotraficante deve demorar pelo menos um ano, mas se seus advogados optarem por uma estratégia combativa poderia durar até quatro ou seis anos, afirmou nesta segunda o Ministério Público Federal do México.
Encontro com Sean Penn
Em um artigo publicado no sábado (9) na revista Rolling Stone, o ator americano Sean Penn afirma que se reuniu com El Chapo meses antes de sua captura. No artigo, o ator descreve as medidas complicadas que ele tomou para encontrar o traficante. Eles discutiram temas que vão desde o tráfico de drogas e a política do Oriente Médio.
O ator e ativista Sean Penn posa em cumprimento com o traficante mexicano Joaquin 'El Chapo' Guzman, em foto não datada divulgada pela revista 'Rolling Stone' no domingo (10). A revista publicou uma entrevista que Penn fez com o contrabandista (Foto: Reuters/Rolling Stone)
O ator e o traficante tiveram um encontro pessoal em outubro do ano passado, em uma região de selva do México, em reunião na qual estava também presente a atriz mexicana Kate del Castillo.
O encontro tinha como propósito fazer só a entrevista para a "Rolling Stone", mas Sean Penn falou que "El Chapo" tinha expressado interesse em que se fizesse um filme sobre sua vida.
A procuradora-geral do México, Arely Gómez, informou que uma das razões que levou à captura do traficante foi a descoberta de que criminoso tinha iniciado contatos com gente do mundo do cinema para rodar um filme sobre sua vida.
Nesta segunda, um jornal mexicano publicou fotos de uma câmera de segurança que indicariam que Sean Penn era vigiado por autoridades antes de se encontrar com o chefão mexicano do narcotráfico.
As imagens provêm de um informe dos serviços de inteligência mexicanos que o jornal local "El Universal" conseguiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário