Na última terça-feira, 27 de setembro, foi possível acompanhe ao vivo aqui no JASB, a live para os gestores(as) municipais de saúde. Sendo realizada diversas abordagens de natureza muito interessante, inclusive, sobre os Kits para os alunos.
-
Embora o objetivo tenha sido falar sobre a indicação de preceptores (e-Gestor Atenção Básica), sobre os compromissos e contrapartidas assumidos pelos gestores, houve uma fala preciosa para os alunos do Programa, sobre a confecção e distribuição de kits, que já deveriam ter sido entregue aos alunos. Confira no vídeo abaixo!
Assista o momento em que é falado sobre os kits:
-
-
Os ACS e ACE possuem direito ao recebimento de um kit individual, que inclui fardamentos e equipamentos.
Já é de conhecimento geral que cada aluno deverá receber um Kits de uso individual. Entre o material que cada ACS e ACE irá receberá, está: colete, mochila impermeável e boné de abas largas.
Conforme informações do próprio CONASEMS, além do que foi pactuado na parceria, a título de contrapartida, os municípios precisam garantir o acesso dos Agentes Comunitários de Saúde participantes do curso aos seguintes equipamentos: esfigmomanômetro, oxímetro e glicosímetro.
Por que os Kit's não estão sendo entregues
O atraso na entrega dos Kit's do Programa Saúde com Agente, considera-se, que tem como motivação o período eleitoral, conforme o que foi falado na live do dia 27/09/2022. Nesse caso, a entregar nesse momento pode ser considerada como crime eleitoral. Foi informado que deverá ser entregue após as eleições.
-
-
Um dos objetivos do curso é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros. Por meio da capacitação, na prática, o Brasil vai conseguir, por exemplo, combater de maneira mais eficiente problemas como hipertensão, tabagismo e diabetes, além melhorar o acompanhamento de gestantes e de tornar vacinação da população brasileira mais efetiva, acrescentou o ministro.
O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões. Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no total, serão 1.275 horas/aula e duração mínima de dez meses.
-
-
“O curso reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento”, destacou o Ministério da Saúde.
Além do material apresentado na capa dessa matéria, ainda há como parte do Kit a ser recebido pelas duas categorias:
-
-
Fonte: JASB
Nenhum comentário:
Postar um comentário