A Secretaria de Saúde de Coelho Neto - MA, realizou desde o último dia 3, a Campanha Novembro Azul, em todas as Unidades Básicas (UBSs) da cidade.
Além da decoração alusiva ao mês, houve varias ações diárias e esporádicas programadas, que foram realizadas dentro e fora das unidades, na matéria iremos focar na UBS - São Judas Tadeu.
Entre as ações contínuas, ofertas pela UBS - São Judas foram realizadas requisições de exames do tipo PSA, que são aqueles que detectam a presença de antígenos compatíveis com o câncer de próstata, testes rápidos para sífilis e HIV; Consultas além de palestras e exibição de vídeos nas salas de espera, a fim de conscientizar não só homens, mas também as mulheres, que são grandes incentivadoras no cuidado à saúde de seus avós, pais, parceiros e filhos.
Também aconteceram ações em associações de bairro, sindicatos e Igreja e Secretarias como de Esportes e Obras, levando a mesma oferta de exames existentes nas unidade de saúde.
O fim do novembro Azul não quer dizer que devemos parar com os cuidados importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata continua. Disse Dr. Rodrigo.
Rita Barros ressaltou que o Novembro Azul é um movimento mundial cujo objetivo é alertar os homens a respeito dessa doença masculina tão comum e sobre a qual ainda há tanto tabu. Para prevenir, os médicos recomendam, para homens acima dos 50 anos (quando há histórico familiar, essa idade cai para 45 anos), a realização anual de dois exames: a contagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue e o toque retal.
A Enfermeira Layse, parabenizou todos os envolvidos nas ações desenvolvidas pela UBS - São Judas Tadeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário