A Enfermeira Layse, parabenizou todos os envolvidos nas ações desenvolvidas pela UBS - São Judas Tadeus.
Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto
Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.
A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL CHEGA AO FIM NA UBS - SÃO JUDAS TADEU NESTA TERÇA -FEIRA (30)
A Enfermeira Layse, parabenizou todos os envolvidos nas ações desenvolvidas pela UBS - São Judas Tadeus.
Flávio Dino declara apoio à Carlos Brandão em pré-candidatura ao Governo
O anúncio para encerrar a questão foi feito na presença de lideranças partidárias da base do governador.
O governador descreveu a escolha do tucano como “natural”. O anúncio para encerrar a questão foi feito na presença de lideranças partidárias da base de Dino, no Palácio dos Leões. O socialista deverá lançar candidatura para concorrer ao Senado Federal.
“Reunião foi tranquila, com muito espírito de diálogo e união. Devemos conversar novamente durante o mês de janeiro”, disse o Governador, agradecendo ao secretário de Educação, Felipe Camarão, e Simplício Araújo, de Indústria e Comércio. A decisão sobre a sucessão do grupo de Dino nas eleições de 2022 ficou para janeiro.
Também estiveram no encontro a senadora Eliziane Gama (Cidadania), o senador Weverton Rocha (PDT), que também é pré-candidato ao Governo, e os deputado federais Márcio Jerry (PCdB) e André Fufuca (PP).
Fonte:O IMPARCIAL
Calendário do PIS/Pasep 2022 e pagamento dobrado
O abono salarial do PIS/Pasep será pago aos trabalhadores no início do ano, contudo, alguns pontos ainda seguem em aberto para os trabalhadores, sendo eles o calendário de pagamentos assim como a possibilidade dos trabalhadores receberem até dois salários mínimos no ano que vem.
Calendário do PIS/Pasep 2022
Conforme Resolução nº 896 publicado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) conselho responsável por gerir o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) que possui os fundos destinados ao pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial, o pagamento do benefício será pago entre janeiro e dezembro de 2022.
O novo calendário de pagamentos será determinado pelo Conselho a partir de dados enviados pelos empregadores na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviado no mês de outubro.
Assim, a partir dos dados da RAIS o Codefat publicará o novo calendário de pagamentos no mês de janeiro, onde os pagamentos agora vão ocorrer para todos os trabalhadores entre os meses de janeiro e dezembro.
Assim, todo trabalhador que faz jus ao recebimento, ou seja, que tenha trabalhado ao menos 30 dias no ano-base, que esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que o empregador tenha enviado os dados da RAIS receberá no mesmo ano entre janeiro e dezembro.
Assim, apesar de o calendário ainda não ter sido liberado, o esperado é que os pagamentos sejam liberados conforme o mês de nascimento, onde, nascidos em janeiro vão receber em janeiro, nascidos em fevereiro vão receber em fevereiro e assim sucessivamente.
Pagamento em dobro
Assim, em 2022 muitos trabalhadores que tinham direito ao abono salarial 2020 e 2021 vão poder receber os dois abonos no ano que vem, podendo assim, chegar a receber até dois salários de uma única vez.
Contudo, apesar dessa regra que faz com que os trabalhadores possam receber em dobro, será necessário aguardar pela determinação do governo e do Codefat, quanto a certeza de que o benefício será pago em dobro e no mesmo calendário de pagamentos.
Fonte: Jornal Contábil
CRIADA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO POVOADO PIRANHAS
ATENÇÃO: O Ministro Alexandre de Morais pauta a Constitucionalidade do Piso Salarial no STF.
Por Ivando ACS
Após uma batalha árdua, os ACS e ACE, têm mais um desafio pela frente: a discussão da Constitucionalidade da Lei do Piso Salarial.
Após uma batalha árdua que iniciou junto com a AASA/BA, nos Juizados Especiais em Salvador - Bahia, com vitória dos ACS e ACE dos Agentes no tribunal baiano, a batalha subiu para o STF e parece que tem dia e hora para a votação: dia 10 de dezembro de 2021, sexta feira.
Mais do que nunca todos os ACS e ACE que puderem tem que pressionar deputados, fazer pressão, para que o STF, mantenha o entendimento da maioria dos tribunais do país, que é pela legalidade e constitucionalidade do Piso Salarial da categoria.
Pois de nada vai adiantar, derrubar veto, conseguir mais dinheiro para pagamento do Piso Salarial, se o STF decidir que o repasse para o pagamento do Piso Salarial, não é obrigatório. Vai retornar a era, que o Piso Salarial era um mero repasse.
Entenda o caso:
Depois de muita luta promovida pela AASA/BA, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de endemias é aplicável aos servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, independentemente do regime jurídico a que estiverem vinculados. A controvérsia é objeto do Recurso Extraordinário (RE) 1279765, que teve repercussão geral reconhecida (Tema 1132) pelo Plenário Virtual. A decisão servirá de parâmetro para a resolução de casos semelhantes que tramitam no Judiciário.
Piso nacional
No caso concreto, o município de Salvador (BA) recorre de decisão da 6ª Turma Recursal dos Juizados Especiais da Fazenda Pública do Estado da Bahia vencida pela AASA/BA, que determinou à administração municipal o pagamento, aos agentes comunitários, o piso salarial da categoria, previsto na Lei federal 11.350/2006, com a redação dada pela lei 12.994/2014. Segundo a Turma Recursal, o STF, no julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI XMR no vencimento, e não na remuneração global.
O município sustenta, entre outros pontos, que a aplicação do piso nacional a servidores estatutários municipais viola o pacto federativo e sua autonomia administrativa para fixar o regime jurídico e o plano de carreira de seus servidores. Aponta, ainda, a impossibilidade de conceder vantagem ou reajuste se não houver dotação orçamentária suficiente e previsão específica na lei de diretrizes orçamentárias local. O município requer que, caso o STF considere o piso aplicável, o valor seja equivalente à remuneração total do servidor, conforme a Súmula Vinculante 16.
A AASA/BA, se manifesta sobre a decisão
Através do Presidente da AASA/BA, Ivando Antunes, comemora a decisão e esclarece a importância, inicialmente para Salvador e claro, agora para o Brasil.
O Ministro Alexandre de Morais tinha decidido favoravelmente com a categoria e tínhamos vencido no STF. Mas depois que ACM Neto (DEM), na época que era prefeito da cidade de Salvador, o procurou pessoalmente, o Ministro de forma "repentina" mudou sua decisão.
Os ACS e ACE de Salvador que antes tinham vencido no processo, perderam, porque o Ministro voltou atrás na sua decisão e esses trabalhadores, saíram extremamente prejudicados, já que tínhamos vencido por decisão do próprio Ministro e por politicagem suja, começamos a perder o processo. Então o último recurso a "carta na manga" foi tentar levar o julgamento para o Pleno do STF decidir.
"Definitivamente o julgamento do Piso Salarial no STF, servirá para o Brasil todo e será no tudo ou nada, matar ou morrer."
A decisão tomada pelo STF definirá de uma vez por todas a intepretação da lei do Piso Salarial e pode acabar de vez por todas com as diferenças entre municípios, já que muitos ACS e ACE ainda não recebem o Piso Salarial, e acaba com as brechas e as desculpas da maioria dos municípios em não pagar o Piso Salarial.
Porém a decisão sendo negativa, teremos que movimentar o congresso afim de buscar alterações na lei 11.350 e melhorar o texto no que fala sobre o pagamento e repasse do Piso Salarial.
Em suma o julgamento do Piso Salarial será tudo ou nada, matar ou morrer.
Mais do que nunca agora a AASA/BA, não vai apenas representar as injustiças promovidas somente para o Município de Salvador, mas agora de cada ACS e ACE que não tem o direito do Piso Salarial reconhecido pelos gestores Municipais e Estaduais.
Live esclarecendo a Ação do Piso Salarial:
Veja o vídeo no qual esclarecemos sobre a questão do Piso Salarial dos ACS e ACE, mediado pela Dra. Elane Alves, e a presidenta do FNARAS, Valda ACS. Só clicar abaixo:
UBS - SÃO JUDAS TADEU REALIZA AÇÃO EXTRAMUROS NA PIMENTEIRAS....
Intensificando as ações do novembro Azul uma equipe da UBS - São Judas Tadeu, esteve nesta quinta feira 25 de Novembro realizando uma ação extramuros na Pimenteira área da ACS Kinha.
Na ocasião foi realizada uma roda de conversa sobre o câncer de próstata onde Dr. Rodrigo explicou os cuidados que o homem tem que ter com a sua saúde.
Foram ofertados aos presentes consultas, testes rápidos, aferição de glicemia e pressão.
A enfermeira Rita Barros , explicou que essas ações extramuros é uma ação muito boa e que sempre que possível "nossas equipes irão cair em campo para tentar levar uma melhor qualidade de vida aos usuários da nossa UBS" Disse Rita.
A equipe que esteve na Pimenteiras foi composta pelo Clinico Geral Dr. Rodrigo, As Enfermeiras Rita Barros, Layse, a ACS Kinha e a estagiaria do Curso Técnico de Enfermagem Jordana
Vândalos Destroem placas e bannes do RuralCit
Não sabemos quais os motivos ou a mando de quem vândalos estão destruindo as placas e banners do projeto esportivo RuralCit, que tem como idealizador Ivo Becker.
Em agosto de 2021, no Clube Nassau aconteceu o primeiro ataque como podem ser vista nas imagens abaixo.
É nesta Sexta Feira 26 aconteceu um novo ataque agora no Estádio João Santos Filho
Covid: Nova variante detectada na África do Sul
Há a expectativa de que, na sexta-feira (26/11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) batize com um codinome grego uma nova variante do coronavírus que foi registrada pela primeira vez na África do Sul e já é considerada aquela com o maior número de mutações.
Ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante B.1.1.529. Isto porque ela ainda está restrita a uma Província sul-africana.
Entretanto, um pesquisador já a classificou como "horrível", enquanto outro disse à reportagem que ela é a pior já vista.
Em uma entrevista coletiva, o professor Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, disse que foram localizadas 50 mutações no total, e mais de 30 na proteína spike — "chave" que o vírus usa para entrar nas células e alvo da maioria das vacinas contra a covid-19.
Oliveira, que é brasileiro, disse que a variante carrega uma "constelação incomum de mutações" e é "muito diferente" de outros tipos que já circularam.
"Esta variante nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução [e traz] muitas mais mutações do que esperávamos", disse ele.
Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; quatro casos em Botswana; e um em Hong Kong, diretamente relacionado a uma viagem à África do Sul.
Por conta da variante, o governo britânico anunciou restrições de viagens vindas de países do sul da África com destino à Inglaterra. A partir de sexta-feira (26), serão suspensos voos da África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Botswana, Lesoto e Eswatini.
Passageiros já em trânsito serão monitorados por testes e, em alguns casos, deverão fazer quarentena.
Dúvidas sobre efeito da vacinação

CRÉDITO,
Apenas 24% da população da África do Sul foi totalmente vacinada
A variante traz uma preocupação em particular quando o assunto é a imunização.
Isto porque as vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China.
O fato da variante B.1.1.529 ser tão diferente do vírus inicial pode significar que as vacinas não funcionem tão bem.
Por outro lado, é importante destacar que a África do Sul tem só 24% da população totalmente vacinada, então, pode ser que, ao chegar a países com taxas mais altas de imunização, a variante não tenha tanta força.
- James Gallagher
- BBC News
Deputado Edilázio Júnior convida Soliney Silva para se filiar no PSD
Trabalhando a sua própria reeleição para federal e construindo uma base de apoio a pré-candidatura do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior pelo PSD ao governo do estado, o deputado Edilázio Júnior também busca forças para formar uma boa chapa de candidatos a deputado estadual pelo partido.
Em visita a Teresina nesta quinta-feira, dia 25, Edilázio convidou para um almoço o empresário e ex-prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva. Na pauta, claro, eleições de 2022.
Durante a conversa o deputado convidou Soliney Silva para ingressar no PSD para compor a chapa de pré-candidatos a deputado estadual para as eleições do próximo ano.
Por telefone, Edilázio conversou com o jornalista Elias Lacerda sobre o encontro. Disse que Soliney é uma força política importante e estratégica para a região dos Cocais e que seria muito interessante poder contar com ele reforçando o apoio a pré-candidatura de Edivaldo Holanda Júnior ao governo do estado. Acrescentou ainda que a conversa foi muito proveitosa onde o ex-prefeito de Coelho Neto salientou não ter qualquer restrição seja a Edilázio ou Edivaldo Holanda Júnior.
Entretanto, Soliney afirmou que somente em dezembro, após ser submetido a uma necessária cirurgia (saiba mais clicando aqui) poderá informar qual destino deverá tomar.
Atualmente Soliney Silva é filiado ao MDB, mas tem sido constantemente sondado por partidos e lideranças políticas interessadas no seu apoio em 2022.
Via Elias Lacerda
Quinta feira foi marcada por mutirão de vacinação contra a Covid na UBS - São Judas Tadeu
A Secretaria de Saúde de Coelho Neto - MA, Promoveu nesta quinta feira 25 de Novembro, na UBS - São Judas Tadeu, um mutirão de vacinação contra a COVID - 19.
UBS - São Francisco realizam ações voltadas para saúde do homem no Novembro Azul
Piso salarial para profissionais da enfermagem segue para a Câmara
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), na forma de um substitutivo, o projeto que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e também da parteira (PL 2.564/2020).
A proposta é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e recebeu voto favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que apresentou o substitutivo aprovado em Plenário. Agora o texto será analisado pela Câmara dos Deputados.
O projeto inclui o piso salarial na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
Fonte: Agência Senado
UBS - São Judas Tadeu realiza PSE na Escola Leozinho Sabido
PRESIDENTE DO SINTASP OBERDAN EMITE NOTA DE REPÚDIO CONTRA PREFEITURA DE COELHO NETO - MA...
![]() |
Informação que está manchando a honra do servidor |