Diretores da CONACS cumprem agenda em Alagoas. — Foto: Reprodução. |
Conforme informações compartilhada pela CONACS, a entidade e Representantes de entidades de classe ligadas aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Alagoas, que estiveram reunidos, na última quarta-feira (30), com o deputado federal Isnaldo Bulhões (AL).
Na pauta do encontro, que contou com a presença do presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, foi entregue o pedido de apoio à PEC 22/2011.
Segundo Jader Albuquerque, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/2011 estipula que o salário dos agentes comunitários de saúde e de endemias não pode ser inferior a dois salários mínimos (no caso da categoria é possível estabelecer essa base de referência, inclusive, com base em decisão do Supremo Tribunal Federal) e também assegura às duas categorias a garantia de adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos das funções diárias e ampliadas nesse momento de pandemia da Covid-19.
Na oportunidade, o deputado federal Isnaldo Bulhões declarou apoio à luta dos agentes de saúde e de endemias e afirmou a defesa da PEC 22, na Câmara dos Deputados em Brasília.
“É importante unificar a luta para corrigir o débito histórico dessa categoria tão importante para a nossa sociedade, afirmou Isnaldo Bulhões, que estava ao lado dos deputados federais Hildo Rocha (MA) e Valtenir Pereira (MT).
Também estiveram no encontro, a diretora da CONACS, Ilda Angélica, e o diretor do Sindas, Maurício Sarmento.
Além do deputado Isnaldo Bulhões, já aderiram à luta em favor dos ACS/ACE outros parlamentares alagoanos, a exemplo dos deputado federais Paulão, Tereza Nelma, Severino Pessoa e Marx Beltrão. Isso, sem falar no apoio em massa dos mais diversos deputados federais, nos mais diversos estados.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia
Carissimo Osório a Classe dos ACS e ACE não podem ser esquecidas pois levam saúde as pessoas nos rincões e currutelas deste país do iapoque ao Chuí..Vocês sindicalistas tem que lutar pelo fim da função de estatutário e lutar pelo registro da carteira de trabalho no regime de CLT das funções de agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às Endemias tornando essas duas categorias profissionais.
ResponderExcluir