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O QUE A LEI GARANTE


 
 
O artigo 6º do CDC, define  os direitos básicos do consumidor:
·         A protecão da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;
·         Educação e divulgação sobre o consumo adequado de produtos e serviços assegurando sua liberdade de escolha  e a igualdade nas contratações
·         A informação adequada e clara sobre diferentes produtos e serviços, com especificação correta  de quantidade, caracteriísticas, compisição,qualidade e preço, bem como sobre os riscos que possam apresentar;
·         A proteção contra publicidade enganosa e abusiva, metodos comerciais coercitvos ou desleais, bem como contra práticas ecláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de  produtos e serviços;
·         Apossibilidade de modificar as cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos posteriores que as tornem excessivamente onerosas;
·         Aefetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais,individuais coletivos  e difusos;
·         O aceso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação desses danos,assegurando aos necessitados a  proteção jurídica, administrativa e técnica;
·         A facilitação da defesa  de seus direitos inclusive com a invenção do ônus da prova, a seu favor, no processo civil (ou seja, o fornecedor ou prestador de serviço é quem deve provar que não está errado);
·         A adequada e eficaz prestação de  dos serviços públicos em geral.
Com base nesses direitos o consumidor tem a expectativa de ver satisfatoriamente solucionado qualquer problema que vier a ter com relação ao consumo.

 
 
 
 

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