Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

MT discute criação do Conselho Regional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde

Ao final do curso, previsto para outubro, os alunos serão diplomados em cerimônia de formatura e passam a ser técnicos




A criação do Conselho Regional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Cortacs/MT) pode se tornar realidade no estado a partir da realização gratuita do curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS). A afirmação é do presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (Contacs), Edvaldo Leite, também coordenador Estadual do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs/BA).

Segundo ele, o curso ofertado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo, com apoio do Governo Estadual e execução do Instituto Brasil Adentro (IBA), está abrindo o conhecimento dos ACS e ACE. "Com isso, os ACS/TACS vão ver a importância de estarem registrados (filiados) ao Conselho Nacional, e a necessidade de ser criado o Conselho Regional no estado de Mato Grosso", completou Edvaldo.

O presidente do Contacs reforçou ainda que a criação do Conselho Regional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso será de grande importância para esses profissionais em todos os sentidos. "Significa respeito, orientação e representação dos profissionais TACS e ACS no estado", completou.

As primeiras turmas do curso de formação concluíram os estudos em novembro de 2021 e este ano novas turmas foram formadas dão continuidade à qualificação, com a participação de novos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (ACS e ACE) em vários municípios do estado.

"Os agentes comunitários de saúde de Mato Grosso tiveram, e estão tendo, uma grande oportunidade em se qualificar e elevar o seu conhecimento para melhor atender a comunidade, ganhando o respeito por parte dos gestores a esses profissionais. A iniciativa para a realização do curso é de grande relevância, seja na qualificação profissional e no que diz respeito à melhoria salarial", enfatizou Edvaldo.

Para Carlos Eduardo dos Santos, relator da Câmara Setorial Temática (CST), presidida pelo deputado Max Russi e que debate os assuntos da categoria na Assembleia Legislativa, a criação do Conselho Regional se faz muito importante neste momento, uma vez que o curso TACS formou 1141 alunos nas primeiras turmas e alcançou mais 1500 nas novas turmas oferecidas este ano.

"O estado conta hoje com quase 50% dos seus agentes comunitários de saúde formados ou fazendo o curso técnico, necessitando-se ter cada vez mais o Conselho Regional para dar um amparo mais próximo aos técnicos, bem como uma fiscalização maior a esses agentes. Em breve esperamos ter esse Conselho criado em Mato Grosso, assim como nos demais estados da federação", comentou o relator.

Segundo ele, a Assembleia Legislativa apoia essa criação, assim como a Câmara Setorial Temática, exatamente porque o projeto TACS-MT surgiu naquela Casa de Leis. "É algo que fortalece as categorias ACS e ACE no estado e estamos trabalhando firme nesse projeto", conclui Carlos Eduardo.

As primeiras turmas concluíram o curso TACS em novembro do ano passado e as formaturas aconteceram nas referidas cidades polos, terminando em Cuiabá. Neste ano, as novas turmas também têm aulas no formato de Ensino à Distância (on-line), com a possibilidade de atividades presenciais nas cidades polos de Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Juara, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra.

Ao final do curso, previsto para outubro, os alunos serão diplomados em cerimônia de formatura e passam a ser técnicos. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Mais informações pelo site: https: www.tacsmt.com.br.

Fonte: Leia agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário