Ao final do curso, previsto para outubro, os alunos serão diplomados em cerimônia de formatura e passam a ser técnicos
A criação do Conselho Regional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Cortacs/MT) pode se tornar realidade no estado a partir da realização gratuita do curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS). A afirmação é do presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (Contacs), Edvaldo Leite, também coordenador Estadual do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs/BA).
Segundo ele, o curso ofertado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo, com apoio do Governo Estadual e execução do Instituto Brasil Adentro (IBA), está abrindo o conhecimento dos ACS e ACE. "Com isso, os ACS/TACS vão ver a importância de estarem registrados (filiados) ao Conselho Nacional, e a necessidade de ser criado o Conselho Regional no estado de Mato Grosso", completou Edvaldo.
O presidente do Contacs reforçou ainda que a criação do Conselho Regional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso será de grande importância para esses profissionais em todos os sentidos. "Significa respeito, orientação e representação dos profissionais TACS e ACS no estado", completou.
As primeiras turmas do curso de formação concluíram os estudos em novembro de 2021 e este ano novas turmas foram formadas dão continuidade à qualificação, com a participação de novos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (ACS e ACE) em vários municípios do estado.
"Os agentes comunitários de saúde de Mato Grosso tiveram, e estão tendo, uma grande oportunidade em se qualificar e elevar o seu conhecimento para melhor atender a comunidade, ganhando o respeito por parte dos gestores a esses profissionais. A iniciativa para a realização do curso é de grande relevância, seja na qualificação profissional e no que diz respeito à melhoria salarial", enfatizou Edvaldo.
Para Carlos Eduardo dos Santos, relator da Câmara Setorial Temática (CST), presidida pelo deputado Max Russi e que debate os assuntos da categoria na Assembleia Legislativa, a criação do Conselho Regional se faz muito importante neste momento, uma vez que o curso TACS formou 1141 alunos nas primeiras turmas e alcançou mais 1500 nas novas turmas oferecidas este ano.
"O estado conta hoje com quase 50% dos seus agentes comunitários de saúde formados ou fazendo o curso técnico, necessitando-se ter cada vez mais o Conselho Regional para dar um amparo mais próximo aos técnicos, bem como uma fiscalização maior a esses agentes. Em breve esperamos ter esse Conselho criado em Mato Grosso, assim como nos demais estados da federação", comentou o relator.
Segundo ele, a Assembleia Legislativa apoia essa criação, assim como a Câmara Setorial Temática, exatamente porque o projeto TACS-MT surgiu naquela Casa de Leis. "É algo que fortalece as categorias ACS e ACE no estado e estamos trabalhando firme nesse projeto", conclui Carlos Eduardo.
As primeiras turmas concluíram o curso TACS em novembro do ano passado e as formaturas aconteceram nas referidas cidades polos, terminando em Cuiabá. Neste ano, as novas turmas também têm aulas no formato de Ensino à Distância (on-line), com a possibilidade de atividades presenciais nas cidades polos de Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Juara, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra.
Ao final do curso, previsto para outubro, os alunos serão diplomados em cerimônia de formatura e passam a ser técnicos. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Mais informações pelo site: https: www.tacsmt.com.br.
Fonte: Leia agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário