Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

MARANHÃO TEM 60 DIAS PARA CONSTRUIR NOVOS PRESÍDIOS

O juiz Manoel Matos de Araújo, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, determinou que o estado tem 60 dias para construir novas unidades prisionais. A determinação é que os presídios atendam o padrão previsto no ordenamento jurídico do Brasil.

Os presídios devem ter capacidade para alojar a demanda de presos do Maranhão e dessa forma resolver o problema da superlotação de Pedrinhas. Além dos novos presídios, a Justiça também determinou que sejam feitas reformas em Pedrinhas. Caso a ordem seja descumprida, será aplicada multa diária de R$ 50 mil.

Outra determinação judicial feita na questão dos presídios foi a nomeação dos agentes penitenciários aprovados em concurso realizado em 2013, com o número de vagas estabelecido no edital. A decisão também prevê que sejam realizados outros concursos públicos para agentes penitenciários.

A finalidade da decisão é de reforçar e melhorar o sistema prisional com pessoal capacitado no setor administrativo e técnico, para atender as necessidades da atual população carcerária do Maranhão.

Os mesmos problemas registrados nos presídios em vistorias de 2011 já haviam sido identificados em relatórios em anos anteriores. Em 2004 uma vistoria relatou que o Complexo Penitenciário de Pedrinhas se encontrava em péssimas condições e Ministério Público ordenou medidas urgentes para solucionar os problemas.

Em 2005 foi encaminhado um relatório para o Procurador-Geral de Justiça indicando as providências a serem tomadas pelo Pder Público para regularizar a situação em Pedrinhas. O Ministério Público entende que apesar de ter sido feito há nove anos, as sugestões no relatório permancem atuais, já que os problemas de superlotação e falta de estrutura física ainda não foram resolvidos.

Resposta do Governo

Sobre esta nova imposição da Justiça, o Governo do Estado respondeu prontamente em nota:

"O Governo do Maranhão tem cumprido com os prazos determinados por lei para a licitação de obras de construção e ampliação de unidades presidiárias no Estado.

Todas as medidas que já foram tomadas para dar solução aos problemas do Sistema Penitenciário são de conhecimento do Poder Judiciário, bem como de todas as entidades que participam do Comitê de Gestão Integrada de Pacificação das Prisões, criado na última sexta-feira (10)".


O IMPARCIAL





Nenhum comentário:

Postar um comentário