Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Segundo caso de coronavírus no Brasil é confirmado em São Paulo

Ministério da Saúde informou que foi notificado pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Segundo a pasta, paciente esteve na Itália e não há evidências de circulação do vírus em território nacional.

Por G1 — Brasília

Teste usado para detectar novo coronavírus. Brasil já tem dois casos confirmados

O Ministério da Saúde informou neste sábado (29) que foi notificado pela Secretaria de Saúde de São Paulo sobre um segundo caso confirmado de coronavírus no Brasil.

De acordo com o ministério, o paciente esteve na Itália e não há evidências de circulação do vírus em território nacional.

Mais informações sobre o caso serão consolidadas pelo pasta, em conjunto com a secretaria, e divulgadas ainda neste sábado.

O primeiro caso foi confirmado na quarta-feira (26). Trata-se de um homem que também é São Paulo e veio da Itália. O paciente, de 61 anos, foi o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

VÍDEO: Ladrão é baleado e preso por soldada apaisana em Estreito (MA)

Na manhã deste sábado, uma tentativa de assalto a uma frutaria no município de Estreito, a 750 km de São Luís, terminou com um assaltante baleado e preso.
Pelo menos dois elementos chegaram ao estabelecimento e anunciaram o assalto. Eles não esperavam que no interior do estabelecimento estavam três Policiais Militares. Uma delas que estava próximo ao caixa, reagiu e acabou baleando um dos elementos o segundo conseguiu fugir.
Os acusados estavam em uma Honda Pop 100 furtada madrugada do dia 29 de fevereiro de 2020, a qual foi deixada para trás.
A PM imobilizou o assaltante baleado até a chegada de uma guarnição. O elemento foi levado para delegacia onde será atuado em flagrante.
O outro acusado conseguiu fugir roubando a moto de um mototáxi, levando dois celulares e a arma do crime e uma quantia em dinheiro.
VEJA O VÍDEO:

VIA ENQUANTO ISSO NO MARANHÃO

Apenas um dos dois casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão segue monitorado

Duas pessoas estavam internadas em duas UPAS da cidade, uma no Bacanga  e outra no Vinhais. Duas mulheres estavam sendo monitoras sob suspeita do Novo Coronavírus, em São Luís. Hoje, uma delas foi descartada.
Uma mulher que chegou da Itália, com escala em Paris, chegou ao nosso estado com problemas respiratórios, febre alta e cansaço progressivo, características de pessoas acometidas pelo vírus. Ela esteve isolada na UPA dos Vinhais.
A segunda suspeita, que passou recente por várias países europeus, estava internada na UPA do Bacanga e foi transferida para o Hospital Carlos Macieira. Ele segue monitorada.
 Do Blog do Luis Cardoso 

AFONSO CUNHA : SECRETARIA DE SAÚDE ATUA PREVENTIVAMENTE COM INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS

A imagem pode conter: 2 pessoas

A Prefeitura de Afonso Cunha através da Secretaria de Saúde iniciou nesta sexta (28), uma ação preventiva sobre o coronavírus.
Enquanto os usuários aguardavam atendimento na Unidade Básica de Saúde, eles recebiam informações sobre a nova doença.

De acordo com a secretária de Saúde Analídia Bacelar, a proposta do governo municipal é manter a população informada e com isso agir preventivamente no que se refere as causas e sintomas da doença.
Os colaboradores da Secretaria de Saúde estarão sendo capacitados para colaborar com a força tarefa.

ASCOM

Idosa morre ao ser atropelada por motociclista em Coelho Neto - MA


Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã desta sexta-feira (28), em uma avenida bastante movimentada de Coelho Neto. A colisão envolveu um motociclista e um pedestre. 

De acordo com as informações, uma idosa identificada como Joana de 82 anos que reside no bairro quiabos, morreu atropelada por uma motocicleta quando tentava atravessar a avenida Antonio Guimarães. 

A idosa ainda passou pelo processo de reanimação mas devido a gravidade do impacto, acabou vindo a óbito no local do acidente. 

Equipes da Polícia Militar foram acionadas para realizar os levantamentos do acidente. 

O condutor da motocicleta fugiu do local sem prestar socorro a vítima. 

Via:Blog do Joilson Oliveira



Governo do Maranhão investiga dois casos suspeitos do novo coronavírus

Os casos foram identificados em São Luís, mas só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.


Resultado de imagem para corvid 19

O Governo do Maranhão investiga dois casos suspeitos de coronavírus no estado. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Até o momento, 71 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo.

Segundo o governo do MA, os pacientes receberam os primeiros atendimentos e já coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) e posteriormente encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou ainda que está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o governo do Maranhão está preparado e com protocolos de atendimentos definidos para lidar com os casos suspeitos da doença.

“O plano de contingência foi elaborado para responder às necessidades locais para minimizar o avanço da doença, caso haja introdução do vírus no estado. As ações definidas pelo plano orientam os serviços de saúde da rede estadual, que está preparada para o atendimento e em conformidade com as diretrizes nacionais propostas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde”, destaca o secretário.

Os resultados iniciais das amostras coletas pelo Lacen saem em até uma semana. Um dos casos foi identificado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo.

A paciente encontra-se em isolamento na UPA e, por conta da necessidade de internação devido ao quadro clínico, aguarda transferência para o Hospital Dr. Carlos Macieira, uma das unidades de saúde de referência para o atendimento a casos suspeitos no Maranhão.

Outro caso

Classificado como leve, até o momento, o outro caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, em jovem que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís há quatro dias e apresenta sintomas como dispneia e tosse seca. Por não apresentar quadro clínico com necessidade de internação, a paciente permanecerá em isolamento na unidade de pronto atendimento.

Colocando em ação o protocolo para atendimento aos casos suspeitos, os casos já foram notificados como suspeitos ao Ministério da Saúde; e a equipe de Vigilância Epidemiológica do Município já foi acionada para realizar o levantamento e monitoramento das pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos, a fim de orientá-las e acompanhar a manifestação de possíveis sintomas.

As equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES também estão acompanhando de perto os casos, segundo o governo.


“Estamos tomando todas as providências a fim de evitar a transmissão do vírus para outras pessoas, bem como acompanhando a evolução dos casos a fim de garantir o bem-estar das pacientes. Apesar de não termos a confirmação, já estamos trabalhando para conter uma possível transmissão, reduzindo, assim, os riscos”, explica a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Costa.

Cenário nacional

Atualmente, o Ministério da Saúde monitora 182 casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até esta sexta-feira (28). Até o momento, 71 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo.

Os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil é de 132

Resultado de imagem para covona virus
Após cerca de 24 horas da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de pessoas oficialmente tratadas como suspeitas de ter o vírus no país é de 132, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. Na última sexta-feira (21), era apenas um caso
O Ministério da Saúde recebeu as notificações dos estados até a tarde de hoje (27), mas não analisou todos.  “Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.
Segundo o secretário, esse aumento se explica em virtude do aumento do número de países com fluxo migratório intenso com o Brasil, e que têm pessoas com o vírus. Um exemplo é o primeiro caso confirmado no Brasil. O homem de 61 anos não esteve na China, que concentra a maioria dos casos no mundo, e sim na Itália. Após a confirmação desse caso, pessoas com histórico de viagem à Itália, à França e à Alemanha e que apresentem febre somada a um sintoma respiratório também são tratadas como suspeitas de ter o coronavírus.

Critérios

O ministério tem usado como critérios de determinação de casos suspeitos: ter viajado para um dos 16 países da Ásia, Europa e Oriente Médio com casos da doença; não ter viajado, mas ter tido contato com esses viajantes ou ter tido contato com o caso confirmado no Brasil. Em todas as hipóteses, a pessoa é considerada como um caso suspeito se apresentar febre somada a um sintoma respiratório.
Os 16 países considerados na definição de casos suspeitos são: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.
O secretário-executivo do ministério reforçou ainda a importância das medidas de prevenção para reduzir os riscos de contaminação da doença. A lavagem constante das mãos e evitar levá-las ao rosto e, principalmente, à boca; o uso de álcool em gel para esterilização das mãos e o não compartilhamento de utensílios de uso pessoal, como talheres, copos e travesseiros, entre outros.

Bolsonaro

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que pode ser que ele cancele a viagem que faria à Itália devido ao surto de coronavírus no país europeu. 
“Infelizmente, é mais uma realidade ruim que vai ter que ser enfrentada. Já estamos enfrentando, fazendo o possível”, disse o presidente.



Fonte: Agência Brasil