Washington Carlos |
Embora seja considerada frequente por especialistas e investigadores, a prática só se tornou conhecida de muitos brasileiros neste ano, por causa da repercussão do caso Queiroz.
A rachadinha consiste no repasse, por parte de um servidor público ou prestador de serviços da administração, de parte de sua remuneração a políticos ou assessores.
"É uma divisão de proventos, de alguma vantagem financeira, por deliberação de um agente público", afirma Vera Chemim, constitucionalista e mestre em direito público administrativo pela FGV.
De acordo com Marilda Silveira, professora de direito administrativo da Escola de Direito do Brasil, a "rachadinha" pode ocorrer de maneiras diversas.
"Uma forma bastante comum é se aproveitar de alguém que está desesperado para conseguir um emprego e fazer com que o funcionário divida o dinheiro de sua remuneração".
A contratação de funcionários fantasmas também pode ser utilizada para partilhar os recursos. Neste caso, o político nomeia para um determinado cargo uma pessoa que não desempenhará, de fato, suas funções. O servidor, então, recebe o salário e repassa parte dele para o deputado, ou para alguém de sua famvistaília. em Santo Amaro - MA, essa pratica está sendo corriqueira e normal como pode ser ouvida No áudio o Secretário Washington Carlos, reclama que os repasses não estão sendo feitos pelos funcionários e ainda ordena a troca de pessoas na folha.
Em Santo Amaro ainda existem varias descrepâncias na folha de pagamento como exemplo :
WINSTON MARREIROS BEZERRA – Sobrinho do ex-marido da Prefeita, Salário acima do teto permitido.
RENILTON COSTA MARREIROS – Irmão do ex-marido da Prefeita, Salário acima do teto permitido.
ELIZETE DA LUZ MARREIROS – Sobrinha do ex-marido da Prefeita. Salário acima do teto permitido.
KELMA MARTINS – Irmã do namorado da Prefeita, Salário acima do teto permitido.
RENATO COSTA MARREIROS – é ex-marido da Prefeita. Salário acima do teto permitido.
ADONIS LISBOA DE BRITO – não dá expediente e é responsável pela empresa de turismo da Prefeita.
Cabe resaltar que já foi formalizada uma denuncia ao MP, e a câmara de vereadores da cidade, vamos aguardar o desenrolar dos fatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário