Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Suspeito de assalto é capturado no Bairro Santana em Coelho Neto - MA


Um suspeito de assalto foi capturado por populares na manhã desta terça-feira, 10/10. segundo as informações o individuo conhecido como José dos Santos da Silva, que está sendo acusado de cometer vários roubos na localidade, sendo que o ultimo roubo teria acontecido no ultimo sábado dia 07, havia roubado uma residência  na rua Duque de Caxias, no Bairro Santana,o meliante teria escondido os produtos oriundos do roubo em um local próximo a residência furtada e teria indo pegar os produtos, mas o mesmo não contava que estava sendo observado pela vitima que suspeitando do elemento em questão iniciou uma perseguição contra o acusado.

Segundo testemunhas, o meliante ainda tentou empreender fuga do  local juntamente com  um comparsa, mas não obteve êxito  e foi capturado.


E por pouco não foi feita justiça pelas mãos dos populares, que além de espancarem o elemento, também lhe deferiram duas facadas.

A Polícia Militar foi acionada e ele foi conduzido primeiro para a Unidade de Pronto Atendimento 24h – UPA, e logo em seguida para a delegacia de Polícia. Como não foi preso em flagrante com nenhum objeto, mas foi identificado como autor dos outros furtos, ele foi autuado por furto e liberado em seguida.

As manifestações coletivas de violência, que têm como objetivo vingar um crime, acontecem mais em lugares onde o Estado está presente de forma precária - ou quando, de alguma forma, a população considera que as instituições de justiça são frágeis e incapazes de resolver seus problemas. Esse tipo de crime acontece mais em contextos  dominados pelo medo, onde as pessoas se sentem desprotegidas, e onde paira a sensação de impunidade. O sociólogo e criminólogo Eduardo Paes Machado, pesquisador da Universidade Federal da Bahia, acredita que os linchamentos se apresentam como uma forma de participação social negativa. “As pessoas agem com violência porque acham que assim estão promovendo a segurança de grupos sociais. É a vulnerabilidade das vítimas dos crimes que faz com que eles se disponham a escrever no corpo dos outros a violência”, diz. Para Machado, esse tipo de crime é um atestado de falência das instituições que deveriam mediar e regular esses tipos de conflito social. Os linchamentos aparecem mais em contextos sociais e em países onde  os direitos humanos e a defesa da vida como valores fundamentais costumam ser desprezados, como no caso do Brasil. “A população se torna disposta a atingir o outro como punição. Mas ela vai além, e preenche esse desejo de maneira desproporcional, geralmente com mais violência até do que o episódio que motivou o linchamento”, explica Ariadne.

Essa desproporcionalidade acontece porque linchamentos são motivados menos por um desejo de Justiça e mais por um anseio de vingança. É uma punição imediata, que não dá direito de defesa à vítima e não segue os ritos do processo legal. Exatamente por isso, linchamentos não podem ser considerados uma forma de justiça. Paradoxalmente, linchamentos só geram comoção quando a vítima é identificada como inocente. É como se o crime fosse tolerado ou justificado no caso de a vítima ser mesmo responsável pelo crime pelo qual sofreu a agressão. No Brasil, a lentidão dos processos judiciários também contribui para que crimes desse tipo aconteçam. Diante desses dados, quem lincha acredita que está fazendo algo positivo para a sociedade e dificilmente se reconhece como culpado de um crime. A culpa pelos ferimentos ou da morte das vítimas do justiçamento acaba diluída na multidão, dissipando o senso de autoria e responsabilidade.

FOTOS: DIÁRIO DE NOTICIAS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário