A Secretaria Municipal de Saúde - Semus confirmou o primeiro caso de Covid-19, a doença causada pela infecção pelo coronavírus, no município de Buriti (MA) na tarde deste domingo 3/5. Divulgado agora pouco pela Semus, por meio do Comitê Municipal de Prevenção ao Covid-19, o Boletim Epidemiológico informa a existência de 7 (sete) casos suspeitos de Covid-19, quase o dobro da quantidade informada ontem (eram 4), o que elevou para 14 o número de notificações, sendo 6 (seis) casos descartados e o 1º confirmado.
A secretaria não divulgou nem idade, sexo ou quaisquer outras características do paciente.
Com a confirmação da doença, os moradores de Buriti devem redobrar as medidas de proteção individual. A recomendação geral é que todos usem máscaras de proteção, além disso, outras ações profiláticas, de higiene, de isolamento social e de distanciamento social, precisam ser mantidas de forma consciente.
ORIENTAÇÕES PARA FICAR EM CASA
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
CUIDADOS BÁSICOS
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas
Do Correio Buritiense
Nenhum comentário:
Postar um comentário