AVALIAÇÃO INTERNACIONAL
Jornal Pequeno - OSWALDO VIVIANI
O Maranhão apresentou o 2º pior desempenho entre os estados brasileiros, na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) de 2012, divulgado ontem (3) pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que inclui nações ricas.
A nota geral alcançada pelo Maranhão foi de 357, só superior à de Alagoas – pior desempenho -, que teve 348.
A avaliação considerou o desempenho dos alunos em Matemática, Leitura e Ciências, disciplinas em que o Maranhão obteve notas 343, 369 e 359, respectivamente.
No comparativo com os 65 países avaliadosas notas do Maranhão só são maiores do que as do Quirguistão – último da lista -, que teve 331 em Matemática, 314 em Leitura e 330 em Ciências (média 325).
    Aplicado em 65 países, o Pisa é um dos mais importantes testes internacionais para comparar o nível educacional das várias regiões do globo. A prova é aplicada a alunos na faixa dos 15 anos a cada triênio."
Laboratório de informática em Escola Pública do Piauí
        Mas o que fizeram os governantes desses Estados vizinhos e de realidades tão parecidas para que seguissem em direções tão opostas na área da EDUCAÇÃO? O que será que aconteceu com as POLÍTICAS EDUCACIONAIS de ambos os Estados para estarem em posições tão extremadas no ranking internacional de Educação?