Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, um senhor teria agarrado a agente de combate às endemias e passado a mão em suas partes íntimas.
-
O fato ocorreu por volta das 10 horas da última sexta-feira (28). Na ocasião, Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon - PR, foi acionada para atender uma situação de assédio. No local, foi conversado com a vítima, que é agente de endemias.
Ela contou aos policiais que, ao fazer uma visita em determinada residência, conforme as atribuições de seu trabalho determina, foi recebida pelo proprietário. E que no momento em que fazia a vistoria de praxe no imóvel, o senhor teria ido em sua direção e a atacou, a agarrando e passando a mão em suas partes íntimas.
Uma situação muito delicada, absurda, indescritível e que revela os riscos que a categoria sofre, durante o trabalho, conforme vem sendo alertado pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Após os policiais chegarem ao local do ataque contra a ACE, na frente da residência do agressor, foi tentado contato com o mesmo, mas ele não acatou as ordens dos policiais.
-
-
Após contato com o filho, então foi possível o contato com o acusado, que relatou somente querer dar um abraço na vítima.
Ele foi informado da situação e da intenção de representação da vítima, sendo, assim, encaminhado à delegacia para as devidas providências.
Algumas consequências do assédio
Mesmo que não assumido ou denunciado, o assédio, sexual ou moral, contamina o ambiente de trabalho e pode ter um efeito devastador, quer sobre as vítimas, quer sobre as próprias entidades empregadoras, públicas ou privadas, com reflexos de natureza financeira sobre o serviço nacional de saúde e sistema de segurança social.
As vítimas veem normalmente a sua saúde, confiança, moral e desempenho profissional afetados, o que leva à diminuição da eficiência laboral e mesmo ao afastamento do trabalho por motivo de doença (as vítimas auferem remuneração inferior estando de baixa ou perdem mesmo o emprego).
-
-
Em alguns casos, as pessoas deixam de ser capazes de se comportar normalmente, quer no trabalho, quer na sua vida quotidiana. O assédio pode provocar estresse pós-traumático, perda de autoestima, ansiedade, depressão, apatia, irritabilidade, perturbações da memória, perturbações do sono e problemas digestivos, podendo até conduzir ao suicídio.
Fonte: JASB
Nenhum comentário:
Postar um comentário