Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Greve Nacional da Educação acontece nesta quarta, 15 de março de 2017; Professores do Maranhão cobram o cumprimento da Lei do Piso por Flávio Dino



A greve é iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que agrega vários sindicatos. Cada educador deve verificar diretamente na entidade que faz parte para se informar sobre os locais e manifestações que irão ocorrer. 

A pauta de reivindicações tem como principal item a PEC 287/16, que propõe reforma da Previdência Social, prejudicando drasticamente os trabalhadores, a reforma trabalhista, que a acaba com a CLT, e a reforma no Ensino Médio. A greve também vai cobrar o cumprimento do piso salarial nacional da educação, em todo o Brasil, inclusive essa é uma das principais reivindicações dos professores da rede estadual do Maranhão e, certamente, de muitos das redes municipais em todo Brasil. Além disso, há a necessidade de construção de mais escolas e reformas e estruturação das que já estão construídas. 

O mais recente ataque à escola pública, universal e de qualidade socialmente referenciada foi concretizado pela reforma do Ensino Médio, que reduzirá a formação humanística dos estudantes, flexibilizará a contratação de professores sem concurso público e não garantirá o acesso dos estudantes às cinco áreas de formação específica inseridas na lei, uma vez que as escolas não serão obrigadas a ofertar todas elas. Ademais, os filhos da classe trabalhadora serão duplamente penalizados com a redução do currículo escolar, pois estarão em desvantagem na concorrência às vagas em instituições públicas de ensino superior. 

No Maranhão, o governador Flávio Dino vem congelando o salário dos professores há pelo menos dois anos, pois nunca concedeu o reajuste salarial de 2016 e 2017. Em vez disso, neste ano de 2017, fez um acordo com o Sinproesemma para dar um aumento "de migué" na Gratificação de Atividade do Magistério (GAM), deixando de aumentar os vencimentos dos professores. Para entender mais sobre esse aumento da GAM, leia:Governo do MA reajusta gratificação de professores e NÃO o vencimento base, Flávio Dino ainda deve os reajustes de 2016 e 2017 

Flávio Dino descumpre ao mesmo tempo tanto a lei do Piso Nacional da educação e o Estatuto do Magistério do Maranhão, que garantem o aumento salarial anual sobre os vencimentos da categoria. Em 2016, o reajuste deveria ser de 11,36% e em 2017 de 7%. A principal desculpa do governo para não conceder os reajustes é a crise que assola o país, mas em vez disso, gasta milhões com publicidade enganosa para dizer nos quatro cantos do Brasil que paga o melhor salário para os professores. 

Veja abaixo a tabela com os valores de salários e as perdas salariais que o governo do Maranhão vem causando aos professores.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Via;Castro Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário