Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO VICE PREFEITO ANTONIO PIRES


Se fosse para resumir com poucas palavras a história do Vice Prefeito Antonio Pires bastaria dizer que seus 48 anos de vida foram de muito trabalho, muita luta e muitas vitórias, seja na vida pessoal, na atuação sindical ou na política partidária. Filho de seu Lu Gomes e dona Julia Pires, Antonio é o décimo dos treze filhos deste 1993 casal de lavradores, que tem suas raízes no povoado Lagoa dos Cavalos. Casado desde  com a Vereadora Lisa Pires, e pai de cinco filhos.


Relembrando os tempos de criança, Antonio Pires conta que, já aos oito anos de idade, durante as férias escolares (com seus frágeis braços de menino) começou a contribuir com a renda familiar, no manejo de pequenos animais e trabalhando nas roças da família.

Depois de estudar as “primeiras letras” em Coelho Neto e Chapadinha, ao completar 15 anos, Antonio Pires seguiria para São Luís, onde, durante os sete anos seguintes, daria continuidade à sua formação escolar.

Em 1991, aos 22 anos, e já tendo concluído o ensino médio, com o título de Técnico em Contabilidade, veio a triste notícia da morte do pai.Foi então que se viu obrigado a voltar, pra cuidar da mãe e dos negócios  da família.

E foi assim, com seus sonhos de adulto refeitos e alguma experiência da vida, que Antonio Pires, ao pisar de novo chão de seu umbigo, começaria a história de lutas que o levaria à vida pública, como presidente do Sindicato e como vereador.

Naquele tempo, Coelho Neto era bem diferente do que é hoje. Os pequenos agricultores, como o seu falecido pai, viviam momentos difíceis. Era o reinício dos grandes plantios de cana-de-açúcar e bambu, do grupo empresarial João Santos, que viria a fazer dos trabalhadores locais simples força de trabalho para impulsionar seus grandiosos lucros.
Seis anos depois, em 1998, Antonio foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Coelho Neto – STTR - CN.


E foi como presidente do Sindicato, e líder de sua categoria, que Antonio Pires daria início a sua crescente história de líder político de sua cidade.

No ano de 2.000 foi eleito vereador, sendo o mais votado do pleito e de toda a história do município, com 759 votos. Era o reconhecimento do povo por sua luta em favor da coletividade.


Eleito vereador, o homem simples, nascido na Lagoa dos Cavalos, não se esqueceu das origens e das responsabilidades com seu povo, principalmente os lavradores. Foi então que, com a ajuda de outros companheiros da luta sindical, a liderança de Antonio Pires se firmou e conseguiu transformar para melhor a vida dos trabalhadores rurais de Coelho Neto.

O início da luta e o começo das vitórias de Antonio Pires, vieram com o resultado dos ‘acordos coletivos de trabalho’ propostos pelo Sindicato, que, sendo pioneiros no Maranhão, e reconhecido pela CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, viria a transformar para sempre a vida dos trabalhadores rurais da região, onde um trabalhador podendo ganhar mais de cinco mil reais por mês. Esta é uma grande conquistas dos nossos cortadores de cana, garante Antonio Pires.

Mas não é apenas de melhores salários que se resumem as necessidades dos trabalhadores rurais e as conquistas lideradas por Antonio Pires. Outras precisões, como educação, saneamento básico, estradas, energia elétrica e iluminação pública, foram objeto da luta do Sindicato e da atuação do vereador nesses anos todos. “Muitas foram as nossas conquistas. O programa Luz Para Todos, que levou eletrificação rural para os mais diversos povoados; o fim das “escolas barracões” na Zona Rural; a construção de estradas vicinais; a instalação de redes de água potável, com poço artesiano e caixa d’água, são conquistas dessa luta que travamos, com a ajuda de vários companheiros do Sindicato lembra Antonio Pires.

A trajetória política sindical e partidária de Antonio Pires é marcada desde o início pela defesa de sua gente. Ele fez do então desacreditado Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coelho Neto um dos mais atuantes do estado do Maranhão, sendo reconhecido nacionalmente.  E a razão é simples. Pioneiro em negociar ‘acordos coletivos’ com os patrões, Antonio Pires conseguiu elevar o salário da categoria em mais de dez vezes. “Quem antes, no corte de cana, ganhava menos que um salário mínimo, hoje tem um dos maiores salários do Brasil”, lembra Antonio.

Mas não é só de conquistas para os trabalhadores rurais que consiste a luta e a liderança de Antonio Pires. Como vereador e sindicalista - duas funções que se confundem diariamente , tem feito muito por toda a coletividade coelhonetense. Trouxe a agência local do INSS, criou a Lei Municipal dos Comerciários, apresentou projetos, requerimentos e indicações nas áreas de saneamento, caminhos de acesso e estradas vicinais, educação, saúde, esportes, agricultura e muitos outros. Sempre com um pé na roça e outro na cidade.

Por toda essa luta, pode-se afirmar, com absoluta certeza, que Antonio Pires é hoje reconhecido como grande defensor de seu povo e de sua cidade.

Américo e o vice Antônio Pires prestando compromisso regimental 

Eleito vereador por quatro mandatos consecutivos, sempre com as maiores votações do município, Antonio Pires vinha se tornando, dia após dia, uma dos maiores líderes políticos de Coelho Neto. E é foi nesta condição, de liderança emergente, que ele viu que estava na hora de pleitear voos maiores,  veio a indicação para ser o candidato vice prefeito na chapa de Américo, e Pires aceitou o desafio pois ele reunia no momento condições até de ser o candidato a prefeito e abriu mão do seu sonho para ser hoje o vice prefeito de Coelho Neto - MA, o fator Pires não pode ser deixado de lado ele foi de fundamental importância nesta disputa eleitoral. 

Qualidades pessoais e reconhecimento popular não lhe faltam ,que venham os resultados futuros.

E boa Sorte neste seu novo cargo de vice prefeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário